NOTÍCIAS

Administração | 04.05.15 - 21h13

Programa prepara servidores para a aposentadoria

PPA é inédito e oferecerá uma grande programação com oficinas e palestras para orientação dos que desejam se aposentar

A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas do Recife (SADGP) lança nesta próxima terça-feira (5), o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). O PPA é inédito e visa alcançar e auxiliar os servidores estatutários da administração direta que estão próximos a entrar no processo de aposentadoria. O evento de lançamento é aberto aos interessados e acontecerá no auditório do edifício-sede da Prefeitura do Recife, às 9h.

O PPA foi criado para auxiliar em torno de 2300 funcionários que já estão aptos a se aposentar, seja por tempo e idade ou na compulsória no período de 2015 até 2016. O programa promoverá oficinas e palestras sobre questões financeiras e administrativas, além de criar um espaço de acolhimento para os novos aposentados.

A equipe da SADGP que coordena o programa foi capacitada e treinada pela consultora especializada em gestão pública, Conceição Batista. "O PPA é um moderno instrumento de gestão de pessoas, que aliado ao compromisso com a valorização dos servidores por meio do Servidor de Valor, ajudará a todos que desejam ou necessitam gozar da aposentadoria", afirma o secretário da SADGP, Marconi Muzzio.

O programa se inicia com uma palestra de sensibilização. No dia do evento, os interessados podem fazer a inscrição para participar dos encontros, indicando quais temas querem saber mais informações. A partir da inscrição, o servidor é chamado para uma breve entrevista, na qual é validada sua participação no PPA.

A partir de então, o funcionário participará de seis encontros com temas relacionados à aposentadoria como por exemplo, legislação previdenciária, saúde e gestão financeira. As turmas serão formadas por 25 pessoas e em cada encontro um facilitador especializado no tema a ser abordado fará uma palestra, uma oficina e/ou dinâmica com os participantes.
Ao final, o servidor conclui sua participação com a produção de um "manual de futuro". A ideia é que todas as reflexões feitas ao longo dos três meses de programa fiquem registradas e sejam usadas pelo participantes quando for concluído o processo da aposentadoria. "A ideia é que todos saiam com suas dúvidas respondidas e com as informações necessárias para ter uma transição segura, orientada e sustentável", afirma a gerente geral de Gestão de Pessoas, Inez Perruci.

Servidor de Valor - O programa da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas visa a valorização do servidor municipal do Recife, através de diversas atividades. Dentre os projetos que já estão em andamento estão o Vida de Valor, sobre saúde e qualidade de vida; a Palestra de Valor, que oferece exposições sobre temas atuais; o Espaço Ecumênico, onde os servidores podem expressar a religiosidade; Datas de Valor, que comemora com atividades educativas e de saúde datas importantes no ano como, o Outubro Rosa e Dia Mundial de Combate ao Diabetes; além das ações como a Gincana de Engajamento Voluntário do Transforma Recife e a Semana do Servidor.