Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 04.05.17 - 11h27

Olha!Recife está de volta a partir deste sábado (6)

img_alt

Com novos passeios e roteiros sobre a história do Recife, o projeto abre 180 vagas para trajetos de catamarã e a pé, a partir de agora também durante a semana (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Nesta semana, o recifense já pode se organizar para participar de três passeios gratuitos que carregam em sua identidade a difusão da história e das peculiaridades da cidade. O projeto Olha!Recife, iniciativa da Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, retoma as atividades com passeios de catamarã, no próximo sábado (6) e a pé, nos próximos domingo (7) e quarta-feira (10).

O Olha!Recife continua com roteiros temáticos que exploram a cidade e desvendam histórias, tesouros, exposições, paisagens, parques, praças, museus e monumentos. A partir deste mês, todas os passeios acontecerão semanalmente, sempre a bordo do catamarã aos sábados, com 100 vagas, com caminhadas aos domingos, com 50 inscrições, e às quartas, com 30. Para participar, basta se inscrever no site www.olharecife.com.br, a partir das 9h, sempre às sextas-feiras.

Neste primeiro fim de semana de maio, o passeio de catamarã terá como tema “Recife e suas pontes” e percorrerá a região central da cidade. A beleza histórica dos casarios, palácios e do Parque de Esculturas, além do patrimônio ambiental dos mangues, serão evidenciados. O passeio sai do Cais das Cinco Pontas, às 9h.

No domingo, a caminhada levará os participantes a entender as transformações que a cidade passou ao longo da história. Estão no roteiro as ruas do Bairro do Recife e a exposição “Recife Através dos Tempos”, da Caixa Cultural, onde está exposto mapas artísticos feitos pelo artista Terciano Torres. A concentração é às 8h, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em frente a Praça do Arsenal. O passeio segue às 9h.

Uma novidade desta edição, os passeios a pé durante a semana vão possibilitar a entrada em equipamentos culturais que no fim de semana não estão abertos ao público. Na próxima quarta (10), o circuito vai explorar a influência da arte barroca na cidade. A caminhada passará pela Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, uma das igrejas mais significativas do país. O passeio saí às 14h, também do CAT da Praça do Arsenal.

O projeto incentiva os participantes a doar 1 kg de alimento não-perecível, que é encaminhado instituições sem fins lucrativos. O Olha! Recife já ajudou ONGs como a Casa do Amor, Lar Paulo de Tarso, Lar Batista Elisabeth Mein, Insituto Padre Venâncio, Instituto Dom Hélder, entre outros.

 

Serviço:


Olha! Recife no Rio

Dia: 06/05

Hora: 9h

Tema: Recife e suas pontes

Saída: Cais das Cinco Pontas (Bar do Catamarã)

 

Olha! Recife a Pé
 
Dia: 07/05
 
Hora: 9h
 
Tema: Formação e Transformação do Recife

Saída: Praça do Arsenal - CAT
 

Dia:10/05
 
Hora: 14h

Tema: Circuito Barroco

Saída: Praça do Arsenal - CAT