NOTÍCIAS

Infraestrutura | 04.05.17 - 13h09

PCR e Celpe firmam parceria para recuperar Praça Souto Filho

A Praça está localizada na Rua do Futuro, em frente à entrada do Parque da Jaqueira. A melhoria do espaço foi previamente discutida em consulta pública com participação de moradores da região.

 

Os frequentadores da Praça Souto Filho, localizada na Rua do Futuro, em frente à entrada do Parque da Jaqueira, podem comemorar. Já estão em andamento as obras de requalificação, que vão dar vida nova ao espaço, trazendo mais conforto à população. As intervenções, iniciadas em abril, estão sendo realizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), em parceria com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que também será responsável pela adoção da praça.

O prazo de adoção da praça é de três anos e pode ser prorrogado por igual período, conforme contrato assinado entre a Prefeitura do Recife e a Celpe. Pelo acordo, a empresa ficará responsável pela execução da limpeza e conservação do espaço público. O paisagismo, as manutenções dos brinquedos e da iluminação pública permanecem sob a gestão da administração municipal.

O conjunto de obras necessárias à revitalização do espaço conta com um investimento de R$ 446 mil. A previsão é de que o trabalho dure 120 dias. Com uma área de 5.582,46 metros quadrados, a área receberá serviços de recuperação completa do passeio, construção de rampas de acesso, instalação de brinquedos infantis, manutenção da arborização, paisagismo e revitalização do gradil que será mantido.

A iluminação também será completamente revitalizada. As antigas luminárias de vapor metálico serão trocadas por 44 novas luminárias de LED, que são muito mais duradouras, econômicas e eficientes que as atuais.  Além de realçar a beleza da praça durante a noite, essa troca também representará um ganho significativo na projeção e na potência da luminosidade no espaço público, contribuindo, inclusive, para melhoria da segurança dos frequentadores.

No final de 2016, a Prefeitura realizou uma consulta pública, para definir, juntamente com os moradores do bairro, as diretrizes do projeto de requalificação da Praça Souto Filho. Durante o processo, os moradores tiveram a oportunidade de opinar e trazer suas sugestões para o projeto.

“A Prefeitura do Recife busca estimular cada vez mais a parceria entre a gestão municipal e a iniciativa privada para a adoção de praças. A ação procura deixar a cidade mais bonita, cuidada e é uma oportunidade para que as empresas vinculem sua marca a uma iniciativa de responsabilidade socioambiental. Além disso, as parcerias geram, ainda, economia para o município, tendo em vista que os recursos anteriormente gastos em manutenção passam a ser utilizados para melhorar outros espaços públicos”, explica o diretor de Limpeza Urbana da Emlurb, Bruno Cabral.

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura do Recife requalificou aproximadamente de 140 áreas verdes, incluindo praças e parques. O total investido foi de aproximadamente R$ 17,7 milhões. No momento, existem 82 praças adotadas na capital. Informações sobre o programa de adoção de áreas verdes do Recife podem ser obtidas pelo telefone (81) 3355-5540.