Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 04.05.18 - 15h45

Prefeitura do Recife castra cachorros e gatos de protetores de animais neste sábado

img_alt

Cerca de 50 animais serão submetidos a cirurgia de castração na segunda edição do Sábado dos Protetores, que será realizado no CVA, localizado em Peixinhos (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) da Prefeitura do Recife realiza, neste sábado (5), um mutirão de castração exclusivo para os protetores de animais da capital pernambucana. Entre 8h e 12h, cerca de 50 cachorros e gatos de dez protetores serão submetidos a cirurgia de castração na segunda edição do Sábado dos Protetores, que será realizado no Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da PCR, localizado em Peixinhos, Olinda.

Outros 50 animais foram castrados na primeira ação. O Sábado dos Protetores acontece paralelamente as 50 castrações que são feitas diariamente pela Seda no Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro. Desde outubro de 2013, a Seda já realizou mais de 17 mil castrações de caninos e felinos, machos e fêmeas.

Os protetores de animais interessados em participar da próxima edição do Sábado dos Protetores podem ligar para a Seda através do telefone 3355-8709 ou se dirigir à secretaria, que fica no 5º andar do edifício-sede da PCR. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

AÇÕES – O Sábado dos Protetores é mais uma ação que faz parte da política pública de defesa dos animais que vem sendo implementada pela Prefeitura do Recife desde 2013, quando o prefeito Geraldo Julio criou a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. Desde então, a Seda já realizou mais de 17 mil castrações de cachorros e gatos, realizou quase sete mil consultas clínicas em mais de 30 mutirões do projeto Veterinários nos Bairros, propiciou a adoção de cerca de mil caninos e felinos em eventos de adoção realizados e promoveu cerca de 500 palestras educativas sobre direitos dos animais nas escolas da rede pública e particular de ensino da capital pernambucana.

Em junho de 2017, a Seda consolidou a política pública de defesa dos animais com a inauguração do Hospital Veterinário do Recife, construído para beneficiar, sobretudo, a população de baixa renda. Na primeira unidade de saúde veterinária pública do Norte-Nordeste, já foram realizados mais de 23 mil atendimentos, entre consultas ambulatoriais e emergenciais, vacinação, castração e outras cirurgias. Em março de 2018, os serviços do hospital foram ampliados e mais veterinários foram contratados. O HVR passou a oferecer exames laboratoriais e de ultrassom, além de alguns atendimentos especializados, como os da área de ortopedia, oncologia e odontologia.