NOTÍCIAS

Cultura | 04.06.15 - 09h01

Genival Lacerda e as irmãs Baracho são os homenageados do São João do Recife 2015

img_alt

O prefeito Geraldo Julio teve o prazer de comunicar pessoalmente a honraria aos artistas, na tarde desta quarta-feira (3). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O São João do Recife 2015 celebrará o cantor e compositor Genival Lacerda e as cirandeiras Maria Dulce e Severina (Biu) Baracho, conhecidas como as irmãs Baracho. O prefeito Geraldo Julio teve o prazer de comunicar pessoalmente a honraria aos artistas, na tarde desta quarta-feira (3), e ressaltou o valor da cultura popular na escolha dos homenageados. 

"O São João do Recife neste ano homenageia ninguém menos do que Genival Lacerda e as irmãs Baracho. É uma homenagem a esse artista de vários talentos diferentes que é Genival Lacerda, que foi líder nas rádios desse país inteiro durante muitos anos e é uma figura muito querida; e às irmãs Baracho, que trazem a cultura e a tradição tocada por Seu Antônio Baracho, o mestre dos cirandeiros da nossa cidade e do nosso Estado. É a cultura popular, é a nossa gente homenageando a nossa gente", exaltou o prefeito.

Os homenageados não esconderam a alegria durante o encontro. "É uma emoção muito grande para mim que tenho 65 anos de carreira e mais de dez sucessos cantando por esse Brasil ser homenageado pelo Recife. Ainda estou tremendo", disse Genival Lacerda. "Estou muito feliz, agradeço de coração a lembrança. Essa homenagem é uma oportunidade muito grande de divulgar a tradição da nossa ciranda", comemorou Severina, mais conhecida como Biu. Ao lado da irmã Maria Dulce, ela tem mantido viva a tradição do pai, Antônio Baracho, considerado precursor da manifestação em Pernambuco. 

GENIVAL LACERDA – O cantor e compositor nasceu em Campina Grande, na Paraíba, no dia 5 de abril de 1931. Em 1950, Genival Lacerda começou sua carreira na terra natal, onde trabalhou como radialista. Já no ano de 1953, veio para a cidade do Recife e, dois anos depois, gravou o primeiro 78 rotações. No ano de 1975, estourou nas paradas de sucesso com a música "Severina Xique-Xique", um marco na sua carreira. Em seguida, vieram inúmeros outros sucessos como "Radinho de Pilha" e "Mate o Véio". Artista completo, Genival também já fez cinema, teatro, rádio, televisão e até programas de humor.

IRMÃS BARACHO – Maria Dulce, 67 anos, natural de Carpina, e Severina, 55 anos, de Nazaré da Mata, carregam um sobrenome de importância histórica para a cultura popular pernambucana e brasileira. Filhas de Antônio Baracho da Silva, ou simplesmente Baracho, falecido em maio de 1988, elas assumiram a responsabilidade de manter e divulgar o trabalho de seu pai: a ciranda. Baracho é considerado um dos maiores compositores de ciranda do Estado e Dulce e Severina cresceram nas rodas e cantigas de ciranda acompanhando seu pai nas apresentações respondendo aos versos entoados por ele. Elas também são conhecidas por acompanhar a cirandeira Lia de Itamaracá em suas apresentações.