Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 04.06.18 - 18h04

Alunos da rede municipal participam da programação do Cine-PE 2018

img_alt

Os estudantes prestigiam a mostra infantil no Cinema São Luiz, nesta segunda e terça. (Foto: Ronaldo Almeida/Arquivo PCR)

 

Cerca de 1.200 estudantes da rede de ensino da Prefeitura do Recife, na faixa etária dos seis aos 12 anos (Anos Iniciais), estão participando até esta terça-feira (05), da Mostra Infantil de Cinema da XXII edição do Cine-PE Festival Audiovisual, que acontece no Cinema São Luiz, no bairro da Boa Vista, desde o dia 31 de maio. O longa metragem nacional “Detetives do Prédio Azul”, que foi exibido na manhã desta segunda-feira (04), foi acompanhado por alunos de 14 escolas. Amanhã (05), estudantes de mais 15 unidades de ensino vão assistir, também pela manhã, o longa metragem de animação “A Bailarina”, produzido em parceria pela França e o Canadá.

A técnica pedagógica da Divisão de Anos Iniciais, Ana Paula Ribeiro, foi uma das educadoras da rede que acompanharam os estudantes. Ela lembra que há pelo menos cinco anos a Secretaria de Educação do Recife mantém essa parceria com o Cine-PE. “Ainda em sala de aula, nossas crianças aprendem sobre a história do Cinema São Luiz, sua arquitetura e importância histórica. Eles também tomam conhecimento sobre o que é o Festival Audiovisual e o que ele representa para nossa cultura. Além disso, é uma ótima opção de lazer”, observou.

João Gabriel Moreira da Silva, de dez anos, saiu da sala escura bastante feliz. Morador de Santo Amaro, ele frequenta o 5º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Sítio do Céu, no mesmo bairro. “Eu vou pouco ao cinema, pois é muito caro. Foi a primeira vez que participei desse festival e gostei muito do filme”, explicou. Colega de João, Rakelly Andréia Gomes da Silva, de nove anos, também adorou a exibição. “É a 2ª vez que participo da programação infantil do Cine-PE. O filme Detetives do Prédio Azul é um filme muito divertido. O que gostei mais foi a parte final, quando as crianças cantam e dançam junto com os adultos, mostrando que até a bruxa ranzinza (a síndica do prédio) também tem seu lado bom”, destacou.

Ao lado de seus alunos, a professora Jesiane Dionizio da Silva, disse que a participação no festival é uma oportunidade única. “Cinema é cultura, imaginação e arte. Tudo isso motiva os alunos até mesmo para leitura. Já o filme foi muito bem escolhido, pois conta uma história importante de união dos moradores, especialmente as crianças, pela não demolição do prédio, o que deixa uma mensagem positiva para todas as idades”, argumentou.