Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.07.16 - 20h13

Prefeito apresenta Hospital da Mulher do Recife ao ministro da Saúde

img_alt

A visita ocorreu na tarde desta segunda-feira (4). A unidade de saúde completa dois meses Nessa semana (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na semana em que completa dois meses de funcionamento, o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Maria Mercês Pontes Cunha recebeu a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros, na tarde desta segunda-feira (4). O prefeito Geraldo Julio esteve presente e apresentou ao gestor a unidade de saúde, localizada no bairro do Curado. 

"Os hospitais que eu visitei, aqui o Hospital da Mulher, têm muito boas as estruturas, pessoal muito qualificado e motivado. Eu percebo que é um dos bons modelos de aplicação de recursos da saúde que temos no Brasil. Então eu fico feliz de ter vindo aprender um pouco em Pernambuco", declarou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, após a visita. O Hospital da Mulher do Recife é a maior unidade de saúde construída na história da Prefeitura do Recife e já realizou 3.205 consultas ambulatoriais; 150 partos; 103 cirurgias; 11.338 exames laboratoriais; 233 eletrocardiogramas; 4.974 ultrassonografias e 223 colposcopias.

O prefeito Geraldo Julio acompanhou o ministro durante a visita e a avaliou como positiva. "É importante a presença do ministro aqui, eu já tinha tido uma audiência com ele lá em Brasília, para poder ver o esforço que está sendo feito aqui no Recife, a dedicação de toda a equipe para a gente prestar serviços de saúde de qualidade. Esse é um equipamento diferenciado, um dos melhores hospitais que a gente tem aqui em nossa cidade", pontuou. 

O gestor municipal também destacou a parceria entre as esferas municipal, estadual e federal para a concretização da unidade de saúde. "Como eu disse no dia da inauguração, esse hospital é uma obra muito grande para ser feita somente pela prefeitura. Então a gente tem aqui uma parceria com o Governo Federal, com o Governo Estadual e da Prefeitura do Recife para a gente chegar até aqui e poder oferecer esse serviço de qualidade às mulheres do Recife e de outras cidades que também são atendidas aqui." 

Além da visita do ministro da Saúde, o Hospital da Mulher do Recife comemora a semana dos dois meses de funcionamento com um mutirão de atendimento para a população LBT - lésbicas, bissexuais e mulheres transexuais-transgenitalizadas. Nesta quarta-feira (6), elas receberão assistência em diversas especialidades, como ginecologia, endocrinologia, cardiologia e dermatologia, além de exames complementares. O objetivo é divulgar o serviço, que presta atendimento especializado, envolvendo uma equipe multidisciplinar.  

MICROCEFALIA - O ministro da Saúde, Ricardo Barros, também ressaltou que  a Organização Mundial de Saúde o recomendou a visita ao Recife como a cidade modelo de redução do mosquito Aedes aegypti para o mundo todo. "O trabalho que foi feito aqui é referência pela Organização Mundial de Saúde para os demais países e para o Brasil também de como atuar para a redução do mosquito Aedes aegypti. Eu vi aqui especialmente na área da microcefalia muitos serviços de estimulação precoce dessas crianças, uma atenção muito especial e nessa área nós queremos ampliar a parceria", afirmou.