NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 04.07.17 - 12h18

Prefeito e governador visitam obras do novo centro comercial no Cais de Santa Rita

img_alt

Gestores viram de perto o andamento dos serviços do local que beneficiará mais de 400 comerciantes do centro da cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio visitou, nesta terça-feira (4), as obras do novo centro comercial, no bairro de São José, que abrigará comerciantes do centro do Recife. Ao lado do governador Paulo Câmara, e de secretários municipais e estaduais, o gestor percorreu as instalações do local, que possibilitará o ordenamento do comércio informal no entorno do Terminal do Cais de Santa Rita e do Mercado de São José e vai promover o fortalecimento o centro da cidade enquanto ponto de atração de turistas e visitantes. A primeira etapa da obra está em fase de conclusão e foi executada pela Prefeitura do Recife, e conta com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Governo do Estado. Com a conclusão da obra, dividida em três etapas, mais de 400 comerciantes serão abrigados no local.

Aqui é mais uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado. Esta aqui vai viabilizar o ordenamento do comércio informal no entorno no Mercado de São José. Na primeira etapa, a Prefeitura executou as obras no piso, nos boxes, banheiros e o Governo do Estado executando outra parte do piso e a coberta. “Esta parte de alimentação deverá começar a funcionar em breve e foi discutida com os comerciantes que vão trabalhar aqui”, explicou Geraldo. “Essa obra vai beneficiar os comerciantes, os clientes e as pessoas que circulam no entorno. Vai mudar toda esta área da cidade”, acrescentou.

O governador Paulo Câmara garantiu os recursos para a conclusão das obras. “Os recursos estão garantidos pelo Prodetur e já estamos com o cronograma em andamento para concluir a obra. A primeira etapa está bem adiantada e a queremos entregar todo este complexo para que seja utilizado pela população. O local vai proporcionar uma qualidade de trabalho melhor para os comerciantes, além do ordenamento do centro que é importante. É um trabalho em parceria com a Prefeitura, que melhora a qualidade de vida das pessoas do município”, destacou. O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 5,2 milhões na obra.

Na primeira etapa, foram investidos cerca de 350 mil pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) na instalação dos quiosques e equipamentos do centro e outros 350 mil da Emlurb para a recuperação do passeio público, gradil, iluminação externa e construção da base para instalação dos quiosques. “Vai ser muito bom quando a gente poder vir para este local. Aqui os boxes são mais organizados, mais higiene e vai atrair mais pessoas para consumir. Quem vier para o centro da cidade vai achar mais organizado e querer fazer as refeições aqui com a gente. A gente sempre quis um espaço como este e estávamos esperando há muito tempo. Quando as pessoas passarem por aqui vão olhar e se impressionar com o Novo Cais de Santa Rita”, comemorou o comerciante Jorge Roberto dos Santos, que vende lanches e refeições há mais de 10 anos no local.

A primeira etapa conta com 42 boxes de alimentação e coco. Já a segunda, são 100 boxes para roupas e 110 bancas de feira de alimentos. E a terceira etapa são 120 boxes de fiteiros, 28 de estivas e outros tipos de alimento, como charque, frios e grãos em geral, além de 12 boxes de fornecedores da feira e outros 20 de alimentação. No Centro do Recife, além do novo centro comercial do Cais de Santa Rita, está em fase de conclusão a obra dos anexos do Mercado de São José, que vão abrigar cerca de 100 ambulantes que vendem ervas no entorno no Mercado de São José. Em 2016, já foram entregues as feiras novas de Água Fria, Afogados e Nova Descoberta, beneficiando mais de 650 comerciantes.