NOTÍCIAS

| 04.08.21 - 12h22

Prefeitura do Recife presta homenagem a Joaquim Francisco no Parque da Jaqueira

Prefeito João Campos anunciou a instalação de busto homenageando o ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito do Recife, falecido na última terça (3)

 

Depois de decretar sete dias de luto no Recife em memória do ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco, falecido nesta terça (3), o prefeito do Recife João Campos anunciou que a Prefeitura vai construir um busto em homenagem ao político no Parque da Jaqueira. O equipamento, símbolo do Recife, foi inaugurado em 1985, durante a gestão de Joaquim Francisco como prefeito. Ao longo dos mais de 30 anos do parque, o futuro homenageado realizou caminhadas diárias no local.

Durante o velório, no Palácio do Campo das Princesas, João Campos fez o anúncio: "Decretamos luto oficial de sete dias e vamos fazer uma homenagem a Joaquim Francisco no Parque da Jaqueira, que é um importante equipamento do Recife e foi fruto de uma luta dele na nossa cidade. Ele era usuário diário do local. Lembro que da última vez em que eu estive com Joaquim, ele lembrava os dias do ano em que ele deixava de caminhar, e era um ou dois dias no máximo. Todos os dias ele estava frequentando o parque”, explicou o prefeito. “A gente vai fazer, combinando com a família, uma justa homenagem a ele, fazendo a instalação de um busto no parque, representando o prefeito responsável pela construção desse importante patrimônio da cidade”, acrescentou.

Ainda no velório, o gestor municipal lembrou do papel marcante e importante que Joaquim Francisco teve na história de Pernambuco. “Ele teve um papel importante na vida pernambucana e recifense. Eu tive poucas oportunidades diretamente com ele, mas teve um dia que me marcou muito. Eu lembro que, quando o então governador Eduardo Campos renunciou ao mandato para disputar a presidência da República, ele conseguiu reunir todos os ex-governadores, vivos, de Pernambuco. Eles participaram da cerimônia, referendando aquele caminho, que ali poderia mudar o Brasil. E eu lembro de Joaquim, naquele momento, que a gente teve uma conversa rápida. Depois tive mais dois ou três encontros com ele, sempre muito altivo, contador de histórias, contador de causos”, finalizou.

Joaquim Francisco Cavalcanti faleceu na tarde desta terça-feira (3), aos 73 anos, no Hospital Português, onde estava internado e em tratamento devido a um câncer no pâncreas. Além de Governador de Pernambuco, foi prefeito do Recife, deputado federal e ministro do Interior. Também foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial, e advogado. Fez palestras em mais de 30 países e também atuou como comentarista da Rádio CBN Recife.

PARQUE DA JAQUEIRA - Inaugurado em 10 de abril de 1985, durante a gestão do prefeito Joaquim Francisco, o Parque da Jaqueira é um dos principais espaços do Recife destinado ao lazer, cultura e prática de esportes. Com sete hectares, ostentou, até 2014, o título de maior parque público da cidade. Em seguida, o Parque Urbano da Macaxeira foi entregue à população. O equipamento tem um sítio histórico, que abriga um pedaço do que foi a região no século 18. É nessa área que está localizada a capela construída em 1766, pelo capitão Henrique Martins, proprietário do terreno na época.