NOTÍCIAS

Esportes | 04.09.11 - 19h04

Rua da Aurora recebeu Encontro Pré-Esporte do Mangue neste fim de semana

Etapa foi a primeira de seis previstas até o final do ano e reuniu juventude da RPA 1
 
Por Pedro Oliveira
 
Neste final de semana, o Cais da Aurora abrigou mais um Encontro Pré-Esporte do Mangue, uma realização da Prefeitura do Recife que tem o objetivo de mobilizar a juventude da capital pernambucana e debater as problemáticas do segmento. Mais de 400 pessoas participaram do evento que contou com oficinas esportivas, apresentações culturais e um campeonato de skate que valeu vagas para o Encontro Municipal do Esporte do Mangue, programado para novembro.
 
Esta etapa, voltada para os jovens da RPA 1, foi a primeira de seis previstas para este segundo semestre. Jovens de todas as regiões poderão contribuir para a construção do evento que reunirá a juventude do Recife no final do ano. “A juventude da RPA 1 se organizou e compareceu desde as primeiras horas do sábado. Foram discutidos os regulamentos do campeonato de skate e toda a programação para que eles pudessem ocupar esse equipamento tão emblemático para a juventude do Recife. Foi um bom pontapé inicial das etapas preparatórias. Espero que a juventude se divirta e participe das próximas”, afirmou Reinildes Moura, diretor de Esporte e Juventude do Geraldão.
 
A programação, discutida e definida pelos participantes em conjunto com a Diretoria de Esporte e Juventude do Geraldão, contou com oficinas de circo, parkour, capoeira, futsal, break, dança, basquete street e BMX, além do slack line, uma nova modalidade que exige equilíbrio e concentração. Além disso, aconteceu um torneio de skate que classificou 12 skatistas para o campeonato do Encontro Esporte do Mangue. “Esse evento é um incentivo a todos que estão conhecendo e começando a treinar o skate. A Prefeitura vem inovando e criando novos espaços para os esportes radicais. A juventude tem que se unir em busca de novas conquistas”, disse Emanuel Ferreira, o “Surfista”, 33 anos, 1° lugar na categoria Amador I, que foi jurado nas categorias inferiores.
 
Outro classificado foi Diego Barbosa, 13 anos, que estava contente com a realização do evento e contou como começou no esporte. “Estava na internet com um amigo e foi aí que conheci o skate. Aprendi a andar aqui. Esse Esporte do Mangue é um projeto bem legal que traz diversão aqui para a Rua da Aurora”, falou ele que ficou com o 1° lugar na categoria Mirim.
 
Também nestes dois dias, as bandas Pregadores do Rap, HB 12, Nova Holanda, Raciocínio Suburbano, Yabas, Tu És, RPR, Holocauto, 3 Xícaras, Awupathwa e o maracatu Rosa Vermelha tiveram a oportunidade de subir ao palco para mostrar seu trabalho aos participantes.
 
Skate Park da Rua da Aurora – A pista de skate localizada na Rua da Aurora, no centro da capital pernambucana, foi o primeiro equipamento de esporte radical construído no Recife idealizado pelos jovens. O espaço foi concebido depois de uma ampla votação da juventude no Orçamento Participativo. Depois dele, o Recife já ganhou outras pistas, a exemplo da Praça do Poeta, na Caxangá, e da pista da Macaxeira.