Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 04.09.17 - 17h41

Programa Acolhe Vida leva roda de diálogo sobre drogas para mães em Santo Amaro

img_alt

Numa conversa sobre autonomia e sonhos, as mães contaram os desafios que o uso de drogas dos filhos traz e conheceram mais sobre os serviços da Prefeitura do Recife. (Foto: Cortesia)

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife promoveu uma roda de diálogo para mães de usuários de drogas no Centro da Juventude, no bairro de Santo Amaro, na última quinta-feira (31). O encontro faz parte do Programa Acolhe Vida Recife, que integra o Sistema mais Recife de Políticas sobre Drogas, e teve como tema a relação do usuário com as drogas e os impactos na convivência familiar e comunitária.

Na ocasião, o grupo falou sobre autonomia, sonhos, qualidade de vida, redução de danos e fortalecimento de vínculos familiares. Ana Paula Marques, gerente de Cuidado da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, destacou a importância de dialogar sobre o assunto, tanto para prevenir como para tratar. "É fundamental conversar sobre drogas, conhecer o usuário, ouvir o que ele pensa e entender o contexto familiar. A gente não pode ajudar quem não conhece, por isso a conversa é importante", destacou a gestora.

A dona de casa Denise Nery contou que inicialmente não reagiu bem quando soube que o filho de 15 anos estava usando drogas. "Eu não imaginei que poderia acontecer comigo. Terminei sendo ignorante e não soube conversar, mas depois ouvi o que ele tinha a dizer e foi diferente. Falei com ele, pedi ajuda e aprendi a ser uma mãe melhor. Hoje estou ajudando cada vez mais o meu filho", disse Denise.

ACOLHE VIDA RECIFE - O Programa Acolhe Vida Recife trabalha diretamente com o cuidado de usuários de drogas e seus familiares através de escuta qualificada em terapias individuais e em grupo, além de fazer encaminhamentos para as redes de saúde, assistência social e complementar. As equipes atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife; todas as quintas-feiras no Compaz do Cordeiro, e, nas sextas-feiras, no Compaz do Alto Santa Terezinha. Os interessados em outras informações devem ligar para o telefone 3355.8210.