Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 04.10.17 - 19h02

Livro sobre o Bairro do Recife será lançado nesta quinta (5), no Museu da Cidade

Escrita pelo arquiteto José Roberto Gouveia, publicação traz recortes únicos do bairro e enfatiza percepções daquele entorno histórico.

 

Nesta quinta-feira (5), das 19h às 22h, será lançado, no Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, o livro Bairro do Recife – Sentidos, Imaginação e Emoção, do escritor e arquiteto José Roberto Gouveia.

Mais que um resgate do passado do bairro, a publicação é, sobretudo, uma proposta de estímulo à sensibilidade. Além de histórias, os lugares apontados pela observação pessoal do autor carregam em si possibilidades sensoriais, imaginativas e afetivas, que são únicas para cada pessoa. Por isso, José Roberto sugere aos leitores um desafio: atravessar as primeiras impressões e a visão moldada pelo hábito, até conseguir enxergar de fato aquele cenário icônico, inspirador e tão rico em história, tradição e arquitetura.“O bairro é pulsante. Nele, as coisas acontecem: as pessoas trabalham, saem para almoçar, se encontram, festejam. Então, há um movimento que mostra que ele é vivo. Eu sinto muita energia no Recife Antigo, algo diferente do que se passa com outros pontos do centro da cidade”, enfatiza o autor da obra, para quem as instâncias temporais de passado, presente e futuro não se entrechocam ou contradizem naquelas paisagens, mas se interpenetram, reconstruindo o bairro a cada instante.

"Neste livro, trago muitas fotos de prédios restaurados e não restaurados, de edifícios seculares e contemporâneos, de construções em ruínas, onde a vegetação brota e se espalha pela fachada, e de recortes mais conceituais, registros que fiz pelo próprio fato de me deixar levar pela experiência, sem racionalizar, e que não foram submetidos ao filtro de um juízo crítico. O que predominou foi um espírito de liberdade”, destaca o arquiteto.

O projeto iniciou há três anos quando o autor começou a fotografar a área, onde fixou seu escritório. A partir daí, tudo foi se desenvolvendo naturalmente. Nem ele mesmo sabia o caminho que iria trilhar com a ideia. “Tudo começou com a observação desses elementos que iam me chamando a atenção na minha interação cada vez maior com o Bairro do Recife. Foi quando comecei a fazer fotos para registrar aqueles instantes. Fui capturando aquilo que de algum modo me tocava. Se havia alguma regra, era essa”, concluiu Gouveia.

 

Serviço:

Lançamento do livro Bairro do Recife – Sentidos, Imaginação e Emoção
Quando: Quinta-feira, 5 de outubro
Horário: das 19h às 22h
Onde: Museu da Cidade do Recife- Forte das Cinco Pontas, São José