NOTÍCIAS

| 04.11.11 - 19h56

Saúde promove ação noturna para contemplar população masculina que trabalha em horário comercial

Mobilização será realizada nesta terça-feira (08), no Jordão Alto

Consultas disponibilizadas à noite, de forma a contemplar uma parcela da população masculina que não tem como comparecer ao posto de saúde no horário diurno. Com essa proposta, as equipes que atuam na USF Jordão Alto (Avenida Dona Carentina, s/n, Quadra DB/Lote II) promoverão nesta terça-feira (08), das 18h às 21h, uma ação com foco na saúde do homem. O acesso é livre para eles.

A expectativa é que cerca de 100 usuários sejam contemplados com consultas médicas e odontológicas e assistam a uma palestra sobre assuntos como câncer de próstata e sexualidade masculina. Haverá ainda distribuição de material educativo. Experiência bem-sucedida, a mobilização já faz parte do calendário de atividades mensais da unidade.

Nosso principal foco são os homens com idade entre 20 e 59 anos. Por causa do horário do trabalho, muitos acabam não procurando o serviço de saúde, só recorrendo ao atendimento por insistência da mãe ou esposa e quando o quadro pode ser mais grave. Decidimos promover a ação para contemplar e também conscientizar essa parcela da população sobre a importância da prevenção”, comentou a médica Rita de Cássia Hoffmann, uma das organizadoras do evento em parceria com a enfermeira Ana Carolina Macedo.

A ação contará com a participação de aproximadamente 30 profissionais que atuam na USF, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, cirurgiões-dentistas e auxiliares de consultório dentário. “A receptividade dos moradores da área à iniciativa é excelente. Alguns vêm diretamente do trabalho para a ação e muitos pedem para que ela nunca deixe de ser realizada”, completou a médica.