NOTÍCIAS

Cultura | 04.11.14 - 11h17

Jovens capacitados pelo projeto Núcleo Comunitário de Defesa Civil participaram de formatura

Evento reuniu cerca de setenta crianças e adolescentes no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na tarde desta segunda-feira (3). (Foto: Antônio Tenório/PCR)

"Eu aprendi que não devemos jogar lixo nas barreiras e que precisamos cuidar da manutenção das obras de contenção. Também aprendi o que é resiliência e que é importante agir preventivamente para evitar acidentes por conta das chuvas", afirmou Geliane Oliveira, que tem 16 anos e é uma das cerca de setenta crianças e adolescentes que participaram da formatura do projeto Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), realizada na tarde desta segunda-feira (3), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire. Os concluintes, que moram em áreas de morro nas localidades da Linha do Tiro e da Lagoa Encantada, receberam certificados de participação nas capacitações de defesa civil, primeiros socorros, cidadania, meio ambiente, resiliência e nas oficinas de grafitagem, mosaico, reciclagem, teatro, dança, totalizando cerca de 150 horas/aula.

A formatura também contou com apresentações de teatro e dança realizadas pelos próprios jovens abordando situações do dia a dia vividas por quem mora em áreas de morro e a cultura popular. "Com as oficinas do Nudec, eu aprendi como agir em situações de risco e agora posso alertar os outros moradores da minha comunidade para que eles não danifiquem o lugar onde a gente mora", disse Hernandes Nascimento, de 16 anos, que mora na Linha do Tiro.

Durante o evento, a gerente geral de Atenção Social da Secretaria Executiva de Defesa Civil, Keila Ferreira, destacou os objetivos do projeto. "Através dele, buscamos despertar os jovens para uma nova cultura de percepção de risco. As crianças e adolescentes têm um papel fundamental nesse processo de entender o que é morar numa área de morro e de que forma eles podem se adaptar a esse cenário de forma resiliente. Então, a formatura do Nudec é um dia especial e simbólico que marca a construção desse novo olhar", explicou.

NUDEC - O Nudec é uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil, que capacita crianças e adolescentes para atuarem como agentes multiplicadores de práticas seguras nas áreas de risco, a partir de cursos e oficinas de diferentes temáticas ministradas ao longo de cinco meses. Ao todo, cerca de 120 jovens estão sendo atendidos pelo Nudec, que também abrange as localidades do Morro da Conceição e da Várzea. No ano passado, um projeto piloto foi executado na Guabiraba capacitando 30 jovens.