NOTÍCIAS

Esportes | 04.11.15 - 19h22

Técnico alemão capacita treinadores de escolinhas de futebol no Recife

Parceria entre a PCR e a GIZ, agência ligada ao governo da Alemanha, beneficia cerca de 25 treinadores; curso começa nesta quinta (5), com aulas práticas e teóricas

Cerca de 25 treinadores de escolinhas de futebol do Recife participam, da quinta (5) ao domingo (8), do curso "Treino Social - Aprendendo no campo, Vencendo na Vida", uma parceria entre a Prefeitura e a agência Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), órgão ligado ao governo da Alemanha, com atuação no Brasil há mais de 30 anos. A capacitação acontece no Sport Club do Recife, a partir das 8h30, e será ministrada pelo treinador Sascha Bauer, especialista para projetos internacionais da Confederação Alemã de Futebol e assessor-técnico da GIZ. A programação se divide em aulas teóricas, pela manhã, e treinos práticos no campo auxiliar da Ilha do Retiro, à tarde.

A ideia é usar o futebol como ferramenta para a difusão de valores sociais, como cultura de paz, companheirismo, respeito ao próximo e igualdade de gênero, trabalhando conceitos como o estímulo à autoconfiança, a capacidade de comunicação e o respeito ao outro. Entre os temas a serem abordados estão "Características e considerações para o treino de crianças", "Treinador como modelo, "Planejamento do treino", "Competências sociais: Respeito as regras e Comunicação", competências pessoais: Concentração e Autoestima" e também "Mediação de Conflitos".

Sascha Bauer já atuou como técnico na seleção sub-17 de Moçambique e esteve no Recife durante a Copa do Mundo de 2014, coordenando atividades para 200 jovens no campo do Parque Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões. O chefe do Setor de Futebol Participativo da Secretaria de Esportes do Recife, Maurílio Carlos, e a consultora esportiva Daiany França vão ser co-facilitadores da capacitação. Da quinta ao sábado, o curso acontece nos dois expedientes; no domingo, as atividades se encerram ao meio-dia.

COOPERAÇÃO - A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) é uma agência alemã de cooperação para o desenvolvimento, com presença no Brasil desde os anos 1980. No momento, a entidade tem mais de 150 colaboradores atuando no País e apoia o governo da Alemanha na área de relações internacionais, com foco em parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável.