NOTÍCIAS

Esportes | 04.11.15 - 20h40

Terceira Idade dá exemplo de vida na abertura dos 8º Jogos da Pessoa Idosa

img_alt

Programação vai até a próxima semana, incluindo oficinas, caminhada, atividades esportivas adaptadas e baile. (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Aos 77 anos, dona Jaciara Shiranusy não perde o pique. Ensina dança do ventre, é instrutora de capoeira, faz trilhas e é faixa roxa de caratê. Junto com centenas de outros "atletas da Terceira Idade", ela participou, na tarde desta quarta (4), da abertura dos 8º Jogos da Pessoa Idosa, que aconteceu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro das Graças. O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, e oferece uma semana inteira de atividades físicas e culturais, incluindo oficinas, caminhada no Bairro do Recife, jogos adaptados e baile de encerramento. Na abertura, os 33 grupos de idosos inscritos desfilaram e fizeram apresentações artísticas.

"Com os jogos, eu me sinto feliz e realizada, uma pessoa realmente especial. É essencial que os idosos se mantenham em atividade. Tenho uma aluna de dança que sofre de Alzheimer e já melhorou muito. Ela não tinha coordenação motora, mas agora está pegando o ritmo e se entrosando com o restante do grupo", conta dona Jaciara, que se apresentou junto com  a ONG Casa de Apoio ao Idoso Vovó Bibia, situada no Cordeiro. Ao som da música "O Que É, O Que É?", de Gonzaguinha, o grupo homenageou o educador Paulo Freire. "Aos 75 anos, ele estava concluindo seu 26º livro e viajando o mundo para receber honrarias", explica a diretora da ONG, Aparecida Araújo Brito.

Para o secretário de Esportes do Recife, George Braga, realizar os Jogos da Pessoa Idosa é uma das atividades mais marcantes da pasta. "Convivemos com a alegria e com o jeito de viver dessas pessoas e estamos ampliando o atendimento. Durante todo o ano, realizamos atividades como caminhadas e bailes, que proporcionam uma vida ativa aos idosos. Temos sempre cuidado com a saúde deles, com medição de pressão e equipe médica de plantão. Os Jogos têm uma programação variada, com caminhada, oficinas, momentos dançantes e modalidades esportivas como a bocha, o voleibol e o basquete", ressalta George.

 

CULTURA POPULAR - Na abertura, o grupo Sabedoria de Vida, do bairro da Macaxeira, fez uma homenagem a dona Selma do Coco, com uma apresentação ao som da música "Navio de Guerra". "Sempre destacamos um representante da nossa cultura popular. No ano passado, o escolhido foi Dominguinhos. Participar dos Jogos é uma alegria muito grande. A gente sai de casa, se movimenta, dança. Somos idosos mas somos vivos!", define dona Joana Ferreira de Brito, 64 anos.

Por sua vez, o grupo Centro de Vivência Cristã (CVC), do Alto do Eucalipto, escolheu o samba "A Terceira Idade", de Lecy Brandão, para animar a apresentação. A letra não poderia ser mais adequada ao momento: "A terceira idade é a felicidade / A terceira idade é a voz da verdade / Faz um grupo e sai por aí / o negócio é se divertir / o amor é pra se dividir / alegria geral". "Nascemos agora! Participamos dos jogos todos os anos e estamos indo muito bem", exalta dona Tereza da Silva Gonçalves, de 65 anos.

PROGRAMAÇÃO - Os Jogos da Pessoa Idosa continuam na sexta-feira (6), das 7h30 às 11h30, com as oficinas culturais, que acontecem nas quadras do Sport Club do Recife. O domingo (8) será dedicado à caminhada pelas ruas do Bairro do Recife. Os idosos se concentrarão nas proximidades do Marco Zero e percorrerão, a partir das 7h30, animados por orquestra de frevo, as ruas Alfredo Lisboa, Mariz e Barros, do Apolo e a praça do Arsenal. As competições esportivas acontecem entre os dias 9 e 11, sempre das 7h30 às 11h30, também no Sport. O baile de encerramento será na AABB, na quinta-feira (12), das 14h às 17h30, com show da Orquestra Vereda.