NOTÍCIAS

Infraestrutura | 04.11.16 - 15h26

Mais Vida nos Morros chega ao Alto José do Pinho e Mangabeira

img_alt

Projeto, que chega a sua terceire etapa, é uma estratégia de Defesa Civil e Cidadania que pretende estimular o cuidado com os espaços públicos em áreas de risco (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta terça-feira (11), a terceira etapa do projeto Mais Vida nos Morros, transformando a realidade de cerca de 300 famílias moradoras do Alto José do Pinho e Mangabeira, na Zona Norte da capital. O projeto é uma estratégia de Defesa Civil e inovação social para conscientização e prevenção nas áreas de barreiras em risco de deslizamento. Esta é a terceira comunidade contemplada pelo Mais Vida nos Morros. A primeira foi o Alto do Maracanã, onde 100 famílias foram diretamente atendidas; e a segunda foi no Córrego do Jenipapo, que beneficiou 200 famílias.

Um dos conceitos do projeto é a transformação de áreas ociosas ou mal aproveitadas em espaços relevantes para a população. Além de uma horta comunitária, a localidade ganhou uma ‘Farmácia Viva’, que é um espaço dedicado às plantas medicinais; e um minhocário, uma solução para a compostagem do lixo orgânico. A criançada do bairro conta agora com uma área de lazer, apelidada carinhosamente pela comunidade,de ‘Arena Mangabeira’, onde foram pintadas uma quadra e uma amarelinha. Neste local também foi instalado um bicicletário e um parklet montado a partir de uma carcaça de carro. A maioria desses equipamentos foram implantados em pontos críticos de descarte irregular de lixo.

Para o secretário executivo de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Tullio Ponzi, a construção coletiva e colaborativa dos cidadãos da comunidade é o ponto essencial do sucesso das ações. "É um novo conceito de cidade. Uma nova relação da cidade com o cidadão. A gente vem buscando reinventar, vem buscando fazer o cidadão cada vez mais promover essa transformação, ser protagonista e se apropriar do espaço urbano", afirmou.

A comunidade recebeu ainda serviços como a aplicação de cerâmica colorida nas escadarias, pinturas e implantação de artes urbanas com técnicas de perspectiva, no intuito de tornar a experiência pelos corredores mais agradável. Um dos destaques foram tubos de televisão, que foram reaproveitados como cestos de lixo.

Os recursos do projeto são provenientes de parcerias com a iniciativa privada e, nesta etapa, contou com o apoio da Iquine, Pamesa e Armazéns Coral. O representante das Tintas Iquine, Jorge Holanda, explicou parte do sucesso das ações do Mais Vida nos Morros. Para ele, a customização e escolha das cores deu vida ao Projeto. "Através dessas cores a gente consegue transformar o bairro, dando essa vida, dando toda essa alegria", afirma. "Nós visitamos a comunidade e cada morador escolhe uma cor de acordo com sua identidade e, através dessa pintura, nós conseguimos fazer um trabalho de resgate de cidadania", avaliou.

Uma das moradoras da comunidade, Maria Rafaela, afirma que o Projeto Mais Vida nos Morros modificou a imagem da Mangabeira. O retrato do lixo, do mato e dos entulhos deu lugar às cores e renovação da autoestima dos moradores. "Foi uma ação ótima. A comunidade abraçou o projeto, trouxemos mais vida para o morro e colocamos a Mangabeira no mapa", conclui.

Para o morador Marcos José Bezerra a ação não é voltada apenas para a habitação. A melhora reflete na saúde, segurança, lazer entre outros benefícios para a comunidade. "Dos equipamentos instalados, principalmente, a "Farmácia Viva" é uma experiência. Os moradores também estão se reeducando a esperar os coletores de lixo, ou seja, tudo em prol deles. Da saúde deles".

GEOMANTA - A iniciativa representa um novo conceito de intervenção da Prefeitura do Recife nas áreas de risco de deslizamento, tratadas ou em tratamento, onde não apenas é levada a obra de contenção, como também se busca promover um melhor convívio dos moradores com a sua comunidade. Recentemente, a barreira da Rua Guamari recebeu 1.800 metros quadrados de geomanta.