Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.11.16 - 15h32

População da Imbiribeira recebe unidade de saúde requalificada

img_alt

A USF Cafesópolis não passava por uma grande reforma desde a inauguração em 2002 (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Usuários e profissionais de Saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Cafesópolis, localizada na Imbiribeira, foram unânimes ao dizer que a requalificação de toda a estrutura da USF beneficia os dois lados do serviço.  Eles receberam a unidade, que atende a 3,2 mil pessoas cadastradas, totalmente reformada, nesta segunda-feira (10). A Prefeitura do Recife investiu na obra R$ 197, 7 mil, adequando o prédio de 195 metros metros quadrados às normas vigentes para um serviço de saúde, incluindo a acessibilidade.

A médica da família, Márcia Kater, lembrou que o profissional nesta categoria atende durante todo o dia na unidade e que um ambiente adequado e confortável para a equipe e pacientes influencia na qualidade da prestação do serviço. "Atender em espaço organizado ajuda no desempenho profissional e no conforto dos usuários. Aqui não foi feita uma verdadeira reforma desde a criação da unidade em 2002" , falou. A moradora do bairro, Cristiane Silva, 39 anos, disse que hoje sabe que ficará mais tranquila com o serviço totalmente climatizado. "Não tem quem não fique estressado em um ambiente quente", admitiu.

Dona Marleide Luisa de França, 60 anos, não escondia a satisfação com a requalificação. "Achei que ficou tudo divino e maravilhoso. Valeu a pena esperar pela obra, porque a equipe atende bem e só faltava conforto para os moradores que são atendidos aqui", ressaltou. A criação de uma sala para as reuniões de trabalho dos oito Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que compõem a equipe de Saúde da Família, virou comentário desses profissionais que também comemoraram a conquista. "A gente merecia esse espaço, um lugar adequado para planejarmos nosso trabalho", elogiou a ACS Maria de Fátima Sales, que está como Agente na Unidade desde 2002 e revelou que nunca teve um lugar adequado para trabalhar.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, salientou que a USF está sendo entregue a população local toda informatizada, facilitando o acompanhamento dos usuários pela equipe de saúde da família - médico e enfermeiro - e pela equipe de saúde bucal que ganhou um consultório com novos equipamentos que darão maior qualidade ao atendimento. "Esta gestão, além de construir 10 novas Upinhas e o Hospital da Mulher, vem cuidando das unidades que já existiam e hoje temos em torno de 166 unidades - Unidades de Saúde da Família (USFs), centros de saúde, policlínicas, maternidades, centros de atenção psicossocial e polos da Academia da Cidade -,que foram totalmente requalificadas com investimentos que ultrapassam os R$ 30 milhões", afirmou o secretário.  

Na USF Cafesópolis foram executados os serviços de substituição da coberta, revestimento cerâmico nas paredes e de alta resistência no piso (granilite), substituição do mobiliário e dos equipamentos de refrigeração. O espaço passa a contar com uma sala de agentes comunitários de saúde (ACS), três consultórios, banheiros acessíveis, sala de vacina, sala para esterilização, sala de curativo e farmácia.