Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 04.11.16 - 15h18

Prefeitura do Recife inaugura espaço de atendimento para a educação especial

img_alt

Na Sala de Apoio à Inclusão Estudante Protagonista, serão prestadas orientações sobre todos os serviços de Educação Especial oferecidos pela Secretaria de Educação (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A partir desta sexta-feira (14), os cidadãos recifenses que buscam a educação inclusiva contarão com um espaço mais acessível e adequado às suas necessidades. A Prefeitura do Recife inaugurou a Sala de Apoio à Inclusão Estudante Protagonista, que vai atender toda a comunidade escolar, incluindo alunos, pais, professores e gestores escolares. O espaço fica no Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação do Recife, na Ilha do Leite.

No espaço climatizado, acessível para pessoas com deficiência e com espaço lúdico para crianças, serão prestadas orientações sobre todos os serviços de Educação Especial oferecidos pela Secretaria: Transporte Escolar Inclusivo para alunos com dificuldade de locomoção, salas regulares bilíngues onde os estudantes surdos aprendem em Libras e em Português, Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) onde os alunos com deficiência recebem atendimento especializado, classe hospitalar que atende os estudantes com câncer internados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), orientação e formação dos profissionais e estagiários da Educação Especial, além de acompanhamento das instituições conveniadas.

Com um investimento de cerca de R$ 70 mil, a sala também foi pensada para receber crianças com deficiência, possibilitando a realização de atividades lúdicas com brinquedos, tablet, pintura e livros infantis. Dessa maneira, enquanto os pais estiverem sendo atendidos pelos técnicos da Divisão de Educação Especial (DEE) da Secretaria de Educação do Recife, as crianças estarão em um ambiente inteiramente preparado para elas.

O nome da Sala de Apoio à Inclusão Estudante Protagonista foi escolhido a partir da história de vida de Jhonatan Lins, 18 anos, estudante da Escola Municipal Engenho do Meio. O jovem tem paralisia cerebral e exerce seu protagonismo juvenil buscando ampliar a sua participação social através da Tecnologia Assistiva - um tablet concedido pela PCR com o aplicativo Livox, que permite sua comunicação com as outras pessoas.

Durante a cerimônia de inauguração, que contou com apresentação musical de jovens surdos do Instituto Inclusivo Sons do Silêncio (IISS), o secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, destacou o aumento da matrícula de alunos com deficiência na rede municipal de ensino ao longo dos últimos anos. "A matrícula da Educação Especial cresce em ritmo maior que a nossa matrícula comum. Hoje temos mais de 3.700 estudantes com deficiência. Isso é um indício de que nosso atendimento está sendo bem avaliado. O desafio da educação especial é muito grande, sabemos que ainda temos muito o que fazer, mas também sabemos que já avançamos muito e qualificamos demais esse atendimento", avaliou o gestor.

Rogério Moraes entregou a Jhonatan uma placa com uma mensagem de agradecimento: "Agradecemos ao estudante protagonista Jhonatan Lins, representante de todos os estudantes com deficiência da rede municipal do Recife, que, com sua história, tem nos ensinado que é possível acreditar, transpor limites e vencer desafios". "Há dez anos, nós encontrávamos muito mais dificuldades e portas fechadas do que hoje. É muito gratificante ver as portas que se abriram para Jhonatan e para outras pessoas com deficiência. Hoje, meu filho consegue mostrar que é uma pessoa feliz, independente das limitações dele.  Me deixa muito feliz  saber que tudo que foi proporcionado ao meu filho vai beneficiar também outros estudantes", afirmou Ginny Giuliana, mãe de Jhonatan.

A chefe da Divisão de Educação Especial (DEE) da Secretaria de Educação do Recife, Lauricéia Tomaz, lembrou que a sala reformada, além de melhorar o conforto e a qualidade no atendimento do público, também vai propiciar um melhor ambiente de trabalho para os técnicos pedagógicos que atuam na DEE. "A primeira dificuldade que as pessoas com deficiência encontram são as barreiras estruturais e arquitetônicas. Antes o aluno cadeirante, por exemplo, não tinha acesso à nossa sala. Agora eles serão de fato protagonistas e poderão vir aqui diretamente nos dizer que melhoria eles querem na escola. Eu, como mãe e professora da rede há mais de 25 anos, agradeço à Prefeitura do Recife o que estamos construindo para os estudantes com deficiência", disse Lauricéia.

SERVIÇO - A Sala de Apoio à Inclusão Estudante Protagonista funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30, no Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação do Recife, localizado na Rua Frei Matias Teves, s/n, Ilha do Leite (rua do Hospital Albert Sabin), no térreo do Bloco A. Os telefones da Divisão de Educação Especial são: 3355-5972/5973.

Os mais de 3.700 alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino do Recife têm aula nas salas regulares, junto com os demais estudantes da rede municipal. A partir do grupo 4, os estudantes com deficiência também passam a desenvolver, no contraturno da aula na turma regular, trabalhos direcionados com 254 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que são os docentes com pós graduação em Educação Especial. Os alunos contam ainda com 113 salas de recursos multifuncionais, que são espaços com equipamentos pedagógicos específicos para o desenvolvimento desses estudantes.

Os alunos com deficiência que são mais dependentes são acompanhados diariamente cerca de 850 estagiários e, neste ano, começaram a ter também  o suporte dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE). Esse cargo foi criado pela atual gestão da Prefeitura do Recife para garantir o devido apoio aos estudantes com deficiência matriculados nas escolas e creches municipais. Em 2015, a Secretaria de Educação do Recife realizou concurso público para contratação de 500 AADEEs. Por enquanto, 150 já foram convocados. 

Os AADEEs  acompanham esses estudantes na chegada e na saída da escola, durante as aulas e nos horários de intervalo. Eles também auxiliam os alunos a se locomover e executar as atividades desenvolvidas na escola e as  extracurriculares, ajudando-os na realização das tarefas dentro da sala de aula. Os agentes ainda auxiliam nas atividades de higiene, troca de roupa e fraldas, além de zelar pela manutenção dos materiais utilizados para alimentação e higiene dos alunos.