NOTÍCIAS

Cultura | 04.12.13 - 18h39

Cidade Saneada tem início com instalação de coletores na Mascarenhas de Moraes

O prefeito Geraldo Julio deu início, na tarde desta quarta-feira (4), ao programa Cidade Saneada nos bairros de Boa Viagem e Imbiribeira, iniciativa que beneficiará 200 mil pessoas com obras de saneamento, pavimentação e drenagem. O gestor esteve na Avenida Mascarenhas de Moraes, onde a Prefeitura começou a instalação dos 40 quilômetros de tubos coletores de esgoto. O investimento global no programa será de R$ 40,8 milhões. Ao final do projeto, que terá a duração de no máximo 24 meses, os dois bairros estarão 100% saneados.

Entre os principais benefícios que serão trazidos pela iniciativa estão, além da ampliação do esgotamento sanitário, a diminuição de doenças (diarréia, cólera, dengue), melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da população, bem como ações de sustentabilidade ambiental, através da conservação dos manguezais e diminuição significativa da poluição nos rios Tejipió, Jordão e Pina.

"Uma cidade sem esgotamento sanitário não tem qualidade de vida e não tem uma saúde pública boa. Com essa obra, a transformação será muito grande. Esse programa beneficiará 200 mil pessoas em Boa Viagem e na Imbiribeira, onde muita gente pensa que há cobertura de saneamento, mas não tem. O esgotamento sanitário aqui está indo pra rede de drenagem, para nossos canais, rios e vai terminar no mar. Essa obra vai estruturar toda a nossa rede de saneamento", pontuou Geraldo Julio.

Entre os 40 quilômetros de tubulação de coletores de esgoto que serão implantados, 15,22 quilômetros serão na Imbiribeira (Unidade de Coleta 79/80); outros 25,20 quilômetros serão implantados em Boa Viagem (UC 87). Em paralelo, a PCR fará pavimentação e drenagem em seis quilômetros de ruas. Entre elas: Muricilândia Cafesópolis, Sargento Sílvio D. Hollembach, Marechal Manoel Didier, Conde Pereira Carneiro, Monsenhor Tabosa, Estrada do Frigorífico, João de Barros Correia, João Murilo de Oliveira e Roca Sales; todas na Imbiribeira.

A partir do Programa Cidade Saneada, a Estação Elevatória da Imbiribeira (EE) será construída na Estrada do Frigorífico, nas proximidades da Cachaçaria Carvalheira. Já a EE de Boa Viagem será implantada embaixo do viaduto da Via Mangue, nas imediações da Rua Antônio Falcão. Das duas estações, o material coletado será encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto do Cabanga (ETE).

As intervenções serão coordenadas pela Secretaria de Saneamento do Recife e pela autarquia Sanear, que já começaram o trabalho social junto aos moradores com distribuição de panfletos. O Governo do Estado, por meio da Compesa, também é parceiro no projeto. “Esse programa trará também um benefício do ponto de vista do turismo; a cidade ficará mais bonita para quem a visita", acrescentou o secretário de Saneamento, Victor Vieira.