NOTÍCIAS

Cultura | 04.12.14 - 17h23

Secretaria de Educação lança nova linha de robótica para alunos do Ensino Fundamental

A robótica com ferramentas usa conhecimentos das áreas de mecânica, eletrônica, programação e metarreciclagem

A Secretaria de Educação do Recife lança, nesta sexta-feira (5), mais uma linha didática de robótica que será desenvolvida com os alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife. A robótica com ferramentas, que estará disponível para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, permite a construção de objetos robóticos envolvendo conhecimentos de mecânica, eletrônica, programação de computadores e metarreciclagem, além de usar elementos da matemática, da física e de diversas áreas do conhecimento. O lançamento faz parte do Programa Robótica na Escola e será realizado no Centro de Tecnologia na Educação (Cetec), no bairro da Boa Vista. Cerca de 100 estudantes devem participar. Esta é a terceira linha de robótica lançada desde o início do programa, em fevereiro deste ano. Já são usadas nas aulas a robótica de encaixe, que utiliza robôs de peças LEGO, e a robótica humanoide.

O lançamento oficial da nova linha de robótica será às 14h30, mas a programação começa às 9h, com exposição de metodologias pedagógicas e soluções técnicas para a robótica com ferramentas. Os alunos também vão poder conferir apresentação de Drones e dois computadores que farão simulações de voos. Para promover a troca de experiências relacionadas à robótica, haverá profissionais convidados das Escolas Técnica Estadual de Gravatá e de Referência Silva Jardim, do C.E.S.A.R, Robô Livre e da National Instruments.

O evento ainda terá apresentação de dança com robôs humanoides, elaboradas por alunos das Escolas Municipais José Costa Porto, Oswaldo Lima Filho, Emídio Dantas Barreto e da Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) do Sítio da Trindade. Os estudantes também vão participar de quatro oficinas de robótica com ferramentas, nas quais os participantes terão a oportunidade de montar estruturas robóticas.

OUTRAS LINHAS - Lançada em fevereiro, a linha de robótica de encaixe inclui montagens a partir de peças encaixáveis padronizadas da LEGO, em parceria com a LEGO ZOOM Education. Esse material está disponível para alunos da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. Durante este ano, os estudantes participaram de torneios importantes como a Robocup, realizada em João Pessoa, Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em São Paulo, e a Olimpíada Mundial de Robótica (WRO) - esta última na Rússia. Nessa quinta-feira (4), eles também participaram do primeiro torneio FIRST LEGO League (FLL) da Rede Municipal de Ensino do Recife. As 12 equipes que ficarem nos primeiros lugares vão participar da competição regional no Rio Grande do Norte, nos dias 8 e 9 deste mês.

Já a linha de robótica avançada, iniciada em maio deste ano, utiliza robôs humanoides prontos para programação avançada e interação com humanos. Esse projeto, desenvolvido em parceria com a Somai, está disponível para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, mas também há atividades de interação e aplicação de apoio pedagógico com crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, como a Caravana de Robôs Humanoides.

Serviço

Pauta: Lançamento da linha de robótica com ferramentas

Data: Sexta-feira (5), às 14h30 (o evento como um todo vai das 9h às 17h)

Local: Centro de Tecnologia na Educação (Cetec) - Av. Oliveira Lima, 824, Soledade (antigo colégio Nóbrega)