Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 04.12.18 - 16h17

Prefeito: "Estamos resgatando um equipamento com um valor afetivo muito grande para os recifenses"

img_alt

Nesta terça (4), o prefeito Geraldo Julio vistoriou as obras de requalificação do Geraldão, acompanhado do ministro dos Esportes, Leonardo Cruz, e do deputado federal Felipe Carreras. Com 85% de execução, o tradicional ginásio voltará a receber eventos esportivos e culturais (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O maior ginásio esportivo da cidade do Recife está prestes a reabrir as portas. Datado de em 1970, o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, está com obra em fase de finalização, com 85% do trabalho concluído. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado do ministro do Esporte, Leandro Cruz, visitou, nesta terça-feira (4), as obras de reforma e modernização do equipamento que será entregue à população totalmente requalificado nos próximos meses. As obras, fruto de convênio firmado entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal, com orçamento de R$ 43 milhões, também foram vistas pelo Deputado Federal Felipe Carreras, pela secretária de Turismo e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, e pela secretária de Esportes do Recife, Yane Marques.

“Cabe fazer o registro do imenso agradecimento ao ministério dos Esportes, porque precisávamos dessa pareceria para podermos chegar onde estamos chegando agora. Uma obra que precisou durar muitos anos, precisou enfrentar a crise econômica que o Brasil está passando, mas estamos resgatando aqui um equipamento com um valor afetivo muito grande para os recifenses. Vamos poder realizar shows aqui, eventos culturais, eventos religiosos e sobretudo a prática esportiva. Que o Geraldão possa trazer a alegria para a vida de muita gente e principalmente encantar crianças e adolescentes para que procurem o esporte como um caminho”, afirmou o prefeito Geraldo Julio sobre o equipamento, que desde sua inauguração, em 1970, nunca havia passado por uma obra dessa magnitude e que a partir das obras, a capacidade passará a ser de quase 10 mil pessoas (8.943 para jogos e 9.943 nos shows).

No ginásio, já foram concluídos os serviços de recuperação estrutural e isolamento termoacústico da coberta, revestimento interno e externo, revestimento do piso dos ambientes, guarda corpo e corrimão, além de instalação das cadeiras, infraestrutura das rampas de acesso e o forro de gesso. Também estão em acabamento a colocação das esquadrias, pintura, instalações elétrica, hidráulica e hidrossanitária. Além disso estão sendo construídas as rampas de acesso e sendo feitas drenagem de esgoto, implantados gradil, rede de iluminação externa. A nova estrutura deverá garantir que o equipamento possa receber todo tipo de evento cultural, esportivo e de lazer.

“Temos aqui um bom exemplo da utilização dos recursos públicos, dá muito gosto de ver. Temos aqui uma autêntica parceria: o ministério do esporte colocou um pouco menos da metade dos recursos, 20 milhões de reais, a prefeitura colocou 23 milhões e o povo do Recife vai ganhar. Tivemos aqui inúmeras dificuldades nessa obra mas a prefeitura não desistiu e teve ousadia e coragem de enfrentar para termos em poucos meses esse equipamento entregue ao Recife, fruto desse esforço conjunto”, declarou o Ministro Leandro Cruz.

Mesmo com obras em fase de finalização, o equipamento, segue atendendo o público de mais de 1.100 pessoas que usufruem de atividades esportivas gratuitas que são ofertadas, como hidroginástica, zumba, dança de salão, ginástica aeróbica e artística, kickboxing, voleibol, natação e futsal. O novo parque aquático, já entregue, conta com a uma piscina semiolímpica e teve a modernização da piscina antiga, ambas são usadas pela comunidade para aulas de natação e hidroginástica. O público também passou a contar com um moderno vestiário masculino e feminino, com banheiros acessíveis.

Presente na visita, o deputado federal falou da expectativa da reabertura do ginásio. “É uma grande satisfação, num ano de tantos desafios, a gente chegar no final deste ano e poder visitar este equipamento que mexe com a autoestima dos recifenses, dos pernambucanos, aqui ao lado do prefeito Geraldo Julio, que tanto trabalhou para requalificar este equipamento, que é um sonho para os recifenses , ao lado do ministro também, que foi um grande parceiro, aportando um recurso significativo. É uma alegria grande e uma grande notícia saber que nos próximos meses poderemos inaugurar este equipamento, que é um símbolo da valorização do esporte, como ferramenta de inclusão social, contribuindo para a formação de cidadãos, criando oportunidades para a juventude brasileira", avaliou o deputado federal.