Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 05.01.18 - 21h04

Vigilância Sanitária do Recife realiza inspeção de comércio de alimentos na orla de Boa Viagem

O trabalho, que acontecerá aos sábados e domingos até o início de março, contará com parceria da Secon

 

A partir deste sábado (6), a Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura do Recife dará início à fiscalização do comércio de alimentos na orla da cidade. A ação se estenderá ao longo de três bairros – Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa – com o objetivo de evitar a ocorrência de doença diarreica aguda isolada ou em surtos. O trabalho contará com a parceria de fiscais da Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) e de policiais militares.

As ações da Vigilância Sanitária acontecerão aos sábados e domingos, durante os meses de janeiro, fevereiro e início de março. A equipe contará com seis inspetores sanitários por dia, além dos fiscais da Dircon. “Vamos fazer um diagnóstico da situação para identificarmos o perfil do comércio de alimentos, e, com isso, promover capacitações em boas práticas de serviços de alimentação para os vendedores”, afirma a gerente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Recife, Daniele Feitosa.

Ainda de acordo com ela, os profissionais percorrerão a faixa de área e os quiosques do calçadão. “O tipo de informação que vamos passar para o comerciante depende do produto que ele esteja vendendo, mas vamos orientá-lo sobre como e qual a temperatura ideal para armazenar o alimento, qual o tipo de recipiente etc.”, explica Daniele.

CONTROLE URBANO - A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) tem realizado, desde o início da gestão, ações de melhoria na orla de Boa Viagem. Após a ação de ordenamento, os barraqueiros receberam capacitações e também foram designados espaços livres na faixa de areia, para que os banhistas possam usufruir da praia sem, necessariamente, se instalar em alguma barraca. Cada um dos sete espaços determinados pela pasta tem entre 10 e 20 metros, onde podem ser distribuídos os guarda-sóis e as cadeiras dos barraqueiros.