Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 05.01.21 - 20h16

Queima da Lapinha encerra amanhã o Ciclo Natalino

img_alt

Para evitar aglomerações, em função da pandemia, a celebração será diferente este ano, com o desfile da Lapinha pelas ruas da cidade, acompanhada pela Frevioca (Foto: Daniel Tavares/ArquivoPCR)

 

Tradicional liturgia da cultura popular, a Queima da Lapinha encerra, amanhã (6), o Ciclo Natalino promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Secretaria de Turismo e Lazer, desde o último dia 17 de dezembro. Para evitar aglomerações, em função da pandemia, a celebração será diferente este ano, com o desfile da Lapinha pelas ruas da cidade, acompanhada pela Frevioca.

Trazida pelos jesuítas nos idos do século XIX, a tradição tem seu simbolismo relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada para consagrar o ciclo cultural que se encerra ao fogo e abrir alas para o ciclo seguinte. 

A programação começa às 16h, com a saída da Frevioca do Parque Dona Lindu, em direção ao Sítio Trindade. Durante todo o percurso, a bandinha Mendes e sua Orquestra irá embalar o cortejo com suas loas e jornadas, acompanhada por quatro pastoras do Pastoril Estrela Brilhante de Água Fria. A Lapinha abrirá o desfile, levada em carro aberto, percorrendo zona sul e zona norte da cidade, à frente da Frevioca. 

Em sua chegada ao Sítio, será recebida pela bandinha 19 de Fevereiro e integrantes do Pastoril Estrela Brilhante. Às 18h, no Sítio Trindade, sem a presença de público, para evitar aglomeração, a Lapinha será queimada, ao som de cânticos, jornadas e orações proferidas pelas pastoras. 

 

Queima da Lapinha (dia 6)

16h - Saída da Frevioca do Dona Lindu, acompanhando a Lapinha

 

18h - Queima da Lapinha no Sítio Trindade, sem participação de público