Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 05.01.22 - 12h57

Edição 2022 do Olha! Recife inicia esta semana

img_alt

Roteiros oferecem opções a pé, de bicicleta, de barco e de ônibus para conhecer a cidade e suas histórias. (Foto: Dondinho/Seturel)

 

Após o recesso do final de ano, o Olha! Recife está de volta com os passeios semanais. O projeto de sensibilização turística realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, promove passeios gratuitos, comandados por guias de turismo, que contam a história da cidade a cada novo roteiro. Ao todo, são mais de 300 opções de temas desbravados durante o ano. Neste sábado (8), tem tour de ônibus e também opção de passeio de catamarã. No domingo (9), tem passeio de bike e a pé, além do outro passeio a pé que acontece na quarta-feira (12). Os interessados podem garantir suas vagas acessando o site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (7).

Na manhã do sábado, os inscritos no roteiro de catamarã farão um passeio a bordo da embarcação. O público irá contemplar a famosa arquitetura recifense, suas pontes e, ainda, o novo atrativo turístico localizado na Rua da Aurora, o Encontro dos Rios. A área ganhou um pórtico iluminado com os dizeres “Aqui Nasce o Atlântico”, fazendo uma brincadeira com o encontro dos Rios Capibaribe e Beberibe, uma rosa dos ventos em referência ao “Marco Zero” do oceano, mobiliário urbano, bancos, balanço, pergolado de madeira e novos espaços de convivência.

Ainda no sábado, volta o passeio de ônibus com o tema Circuito dos Baobás, começando às 14h. Saindo da Praça do Arsenal, os inscritos serão levados para um passeio que será de contemplação às gigantescas árvores localizadas na Praça da República, no Mercado da Encruzilhada, no bairro do Fundão, no Parque da Jaqueira e, por fim, no Jardim do Baobá.

O passeio de bike do domingo será pela história de Frei Caneca. O roteiro ciclístico passará por locais que lembram as lutas libertárias e os últimos momentos do frei que foi um dos líderes da Confederação do Equador. Na rota, estão locais como o Convento do Carmo, Praça da República, Rua do Imperador e Forte das Cinco Pontas. A saída do roteiro será às 9h, da Praça do Arsenal. Na quarta-feira (12), o tema se repete com o roteiro a pé, saindo às 14h, da Praça do Arsenal. 

O tour a pé do domingo será pelo bairro de Boa Viagem. A caminhada começa, às 9h, na Pracinha de Boa Viagem, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT). De lá, será contada a história de uma das praias urbanas mais populares do Brasil, a Praia de Boa Viagem, passando por locais como o Castelinho, antiga Casa Navio, Edifícios Acaiaca, Califórnia, entre outros. O percurso vai até o Segundo Jardim.

É importante reforçar que, para qualquer um dos passeios, o uso de máscara é imprescindível e será necessário apresentar o comprovante de pelo menos duas doses ou dose única da vacina contra a covid-19.

 

SERVIÇO

Olha! Recife no rio

Roteiro: Recife e suas pontes

Data: 08/01 (sábado)

Horário: 9h

Saída: Catamaran Tours, Cais das Cinco Pontas

 

Olha Recife de Ônibus

Roteiro: Circuito dos Baobás

Data: 08/01 (sábado)

Horário: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a pé

Roteiro: Avenida Boa Viagem

Data: 09/01 (domingo)

Horário: 9h

Saída: Pracinha de Boa Viagem, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

 

Olha! Recife de bicicleta

Roteiro: Circuito Frei Caneca

Data: 09/01 (domingo)

Horário: 9h

Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

 

Olha! Recife a pé

Roteiro: Circuito Frei Caneca

Data: 12/01 (quarta-feira)

Horário: 14h

Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)