Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 05.01.22 - 15h34

Queima da Lapinha encerra ciclo natalino nesta quinta-feira

img_alt

Programação será encerrada no Sítio Trindade, onde se celebra, às 19h, a Queima da Lapinha propriamente dita, que consagra ao fogo o ciclo festivo que se despede da capital pernambucana. (Foto: Daniel Tavares/Arquivo PCR)

 

Celebrando o Dia de Reis, pastoris tingirão esta quinta-feira (6) de azul e encarnado, a partir das 11h, nos postos de vacinação e, mais tarde, nos parques Dona Lindu, Jaqueira e Avenida Rio Branco.

Tradicional liturgia da cultura popular, a Queima da Lapinha encerra, amanhã (6), a programação natalina realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, desde o último dia 10 de dezembro, que espalhou mais de 80 apresentações de pequeno porte por toda a cidade, levando as manifestações da cultura popular ao encontro do público recifense no centro e nos bairros, além de parques e mercados públicos, em descentralizadas atividades, oferecidas gratuitamente e a céu aberto.

Os postos de vacinação, que também foram cenário para as celebrações horizontais e sem aglomerações deste Natal Esperança, voltam a receber atrações no Dia de Reis, embalando a esperança e o esforço coletivo para superação da pandemia. As tradições culturais nordestinas tingirão a quinta-feira de azul e encarnado também nos parques Dona Lindu e Jaqueira, Avenida Rio Branco e Sítio Trindade, com protocolos sanitários vigentes observados e respeitados, como a obrigatoriedade de uso de máscaras.

A programação começa às 11h, com apresentações da Orquestra Vienna Natal de Mais Amor e Pastoril Estrela de Belém nos postos de vacinação localizados no Geraldão e na Macaxeira. Mais tarde, a partir das 17h, o Parque Dona Lindu e o Parque da Jaqueira recebem, cada um, duas atrações. No Lindu, irão se apresentar o Boi de Natal Cavalo Marinho e o Pastoril Estrela do Mar. Na Jaqueira, os Guerreiros Sol Nascente e o Pastoril Rosa Mística dos Torrões levarão os últimos acordes do ciclo natalino para perto do público da Zona Norte. Às 17h30, a Orquestra Vereda Tropical desfila a despedida do ciclo natalino pelo Boulevard Rio Branco.

A liturgia da Queima da Lapinha propriamente dita será realizada mais tarde, a partir das 19h, no Sítio Trindade, com a participação dos pastoris Campinas Alegres e Estrela Brilhante, embalados por Mendes e Sua Orquestra. A liturgia será realizada dentro do Sítio e conduzida por Marcelo Varela, especialista em cultura popular da Secretaria de Cultura. Em função dos protocolos sanitários, não haverá cortejo dos pastoris.

Trazida pelos jesuítas nos idos do século XIX, a tradição tem seu simbolismo relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada para consagrar o ciclo cultural que se encerra ao fogo e abrir alas para o ciclo seguinte. Confirmando a tradição, o público presente poderá colocar pedidos dentro da lapinha antes da consagração às chamas.

Decoração começa a ser desmontada - Além da programação, a decoração natalina, que espalhou luzes e cores por toda a cidade, também se despede, nesta quinta, da população. Além da Agamenon Magalhães, que ganhou árvore de Natal de 30 metros e dois quilômetros de iluminação e elementos decorativos, a Avenida Boa Viagem, Rua do Bom Jesus e Rio Branco, Parque da Jaqueira, Parque Dona Lindu e Pátio de São Pedro também se enfeitaram para o Natal, com projeto assinado pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Serão apagados e começam a ser retirados hoje mais de 2,5 mil refletores e 10,6 mil lâmpadas strobo, além de 4,5 mil bastões de luz, 26,9 mil metros de cordão de luz (pisca), mais 6,3 mil metros de mangueira de led e 10,6 mil metros de fita de led.

 

CICLO NATALINO 2021

RECIFE, NATAL ESPERANÇA

 

Dia de Reis/Queima da Lapinha

Dia 6 (Quinta-feira)

 

Postos de vacinação

11h - Geraldão: Orquestra Vienna Natal de Mais Amor

11h - Macaxeira: Pastoril Estrela de Belém

 

Parque Dona Lindu

17h - Boi de Natal Cavalo Marinho

17h30 - Pastoril Estrela do Mar

 

Parque da Jaqueira

17h - Guerreiros Sol Nascente

17h30 - Pastoril Rosa Mística dos Torrões

 

Rio Branco

17h30 - Orquestra Vereda Tropical

Sítio Trindade

19h - Pastoris Campinas Alegres e Estrela Brilhante celebram a liturgia da Queima da Lapinha, que será conduzida pelo especialista em cultura popular Marcelo Varela, ao som de Mendes e Sua Orquestra, dentro do Sítio Trindade