Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 05.02.19 - 20h23

Compaz Ariano Suassuna abriga cerimônia de posse dos 149 novos agentes da Guarda Municipal do Recife

img_alt

Local foi escolhido pela simbologia de ser um espaço de cidadania, prevenção à violência e cultura de paz (Foto: Cortesia)

 

O Compaz Ariano Suassuna recebeu na manhã desta terça-feira (5) a cerimônia de posse dos 149 novos Guardas Municipal do Recife (GMR), que já estão em atividade desde a sexta (1º). A novidade desse segundo grupo, da terceira turma, é a atuação na Ronda Escolar, que começou nessa última segunda(4), na começo do ano letivo municipal.

O Secretário Executivo de Segurança Urbana, Cel Adalberto Freitas Ferreira explicou que o reforço também vai ser no operacional. “Quatro viaturas vão fazer rondas nas unidades escolares, de domingo a domingo. Além da Ronda Escolar, os novos guardas vão reforçar os equipamentos públicos municipais que estão necessitando de maior atenção, como os parques, o Recife Antigo, no Carnaval que está se aproximando, e nas prévias de rua. A CTTU também vai receber um quantitativo desse grupo”, acrescentou.

O comandante da GMR, Marcílio Domingos, enfatizou que a Ronda Escolar era um pedido antigo da Secretaria de Educação. “36 deles já estão na Ronda Escolar, que foi implantada nessa última segunda-feira (04), no começo do ano letivo escolar. A chegada deles ajudará muito em outros setores também”, disse o comandante.

Na fila para assinar a ata de presença, a nova agente Cíntia Angelina da Silvia Duda disse que o sentimento que a define é gratidão. “Primeiro a Deus porque foi um esforço muito grande para estar aqui. A gente sabe a luta que foi. Gratidão também ao comando, à equipe de instrutores e a nossa coordenadora Anna Luiza. A minha perspectiva é ajudar a instituição, representar e servir bem à sociedade como guarda”.

Já seu colega de turma, Erinaldo Moreira relatou que está “bastante feliz em atuar na Guarda Municipal do Recife. Agradeço a todos que nos apoiaram e ao Comandante Marcílio também. Hoje, estou atuando no Parque da Jaqueira. Meu sentimento é de grande emoção por estar atuando à noite. Está sendo uma experiência enorme”, enfatizou.

Na fala de encerramento da cerimônia, o Secretário de Segurança Urbana do Recife falou que: “fazer a cerimônia no Compaz Ariano Suassuna tem um significado especial. O Compaz é um equipamento de cidadania, de prevenção à violência e cultura de paz. Esse deve ser o conjunto de atuação da Guarda Municipal do Recife”, ressaltou Murilo.