Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 05.02.19 - 17h36

Guilherme Calheiros assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

img_alt

Cerimônia de transmissão de cargo aconteceu na manhã desta terça (5), no auditório da PCR (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Após 13 anos atuando no Porto Digital, o administrador de empresas Guilherme Coutinho Calheiros assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife. A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu na manhã desta terça (5), no auditório da PCR, com a presença do ex-gestor da área, Bruno Schwambach (hoje no Governo do Estado), diversos integrantes do secretariado, familiares e servidores municipais.

“Queremos transformar o Bairro do Recife num exemplo para o país, um laboratório vivo que vai gerar tecnologia para ser usada no Brasil e no mundo”, afirmou Guilherme Calheiros, destacando que o Porto Digital reúne mais de 300 empresas, 9 mil trabalhadores e fatura cerca de R$ 1,7 bilhão por ano. “O parque tecnológico se consolidou como instrumento de desenvolvimento de Pernambuco e se articula, em nível internacional, com outros centros de inovação. Na Prefeitura, vamos fortalecer essa conexão para estimular cada vez mais o desenvolvimento econômico do Recife”, afirmou.

O novo secretário também ficará responsável pelo Parque Capibaribe, projeto que pretende transformar o Recife, implantando um sistema de parques integrados ao longo das duas margens do rio Capibaribe. “É uma iniciativa incrível, que terá impacto de ponta a ponta na cidade. Queremos potencializá-lo cada vez mais”, destacou Calheiros.

Seu antecessor no cargo, Bruno Schwambach, fez um balanço dos dois anos em que atuou na gestão municipal. “Implantamos projetos que facilitaram a vida dos empreendedores e reduziram o tempo para formalização de novas empresas, de 100 dias para 72 horas. Recebemos prêmios, como o da Urban Systems e da Endeavour, como a melhor cidade do Nordeste para empreender. A ideia é continuar nessa pisada para que possamos nos destacar também nos rankings nacionais”, afirmou. Desde janeiro, Bruno assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

EXPERIÊNCIA - Guilherme Calheiros atuou, durante oito anos, como diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital. Especialista em planejamento e gestão de ambientes promotores da inovação e em política nacional de ciência e tecnologia, tem mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Também é professor de pós-graduação da Faculdade da Indústria (IEL/SENAI) e é membro do Conselho Fiscal da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Em 2016, foi indicado pelo Ministério dos Assuntos Exteriores da França para participar do Programa de Personalidades Promissoras (PIPA). Em 2018, coordenou, a convite do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações o Grupo de Trabalho de revisão e atualização do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e aos Parques tecnológicos (PNI).