Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 05.02.20 - 18h04

Recife se veste para a folia e decoração do Carnaval toma as ruas do Bairro do Recife

img_alt

(Foto: Camila Leão/PCR)

 

Quem passar pelo Bairro do Recife poderá ver a cidade assumindo a fantasia para o Carnaval 2020. Pelas ruas e avenidas, o principal foco da folia já está sendo decorada. Para vestir a cidade e entrar no clima da festa, a Prefeitura abraçou o tema “A criança, o circo e a cultura popular”, que reunirá o encantamento e a magia comum às artes circenses e à beleza do Carnaval de rua que encanta pequenos e adultos. Pelo segundo ano consecutivo, o desafio foi assumido pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife e pela Diretoria Executiva de Comunicação Institucional da Prefeitura do Recife.

O imaginário da arte popular e suas texturas permeiam os personagens circenses em tons quentes em uma decoração que convida a população a entrar no circo e fazer parte de suas brincadeiras. Assim, as pontes que ligam o folião ao Bairro do Recife terão pórticos que simulam bilheterias de circo, a iluminação aérea ganha gambiarras de luzes alusivas ao espaço cênico e os pórticos ganham as cores, formatos e contornos de enormes tendas prontas para abrigar toda a alegria dos foliões.

A cidade prezou ainda pela segurança ao retirar da decoração os elementos de chão e colocar enfoque nos elementos aéreos para otimizar o fluxo dos brincantes  e enriquecer o olhar com elementos em suspensão: todas as principais ruas do Bairro do Recife receberão banners com personagens da festa, além de bandeiras circenses como elementos aéreos. As árvores, por sua vez, receberão iluminação paisagística.

Nas ruas, banners com os mais diversos personagens entram na folia e, assim, engolidores de espadas, mágicos, palhaços, malabaristas, engolidores de fogo, bailarinas, trapezistas, equilibristas e tantas outras figuras do imagético circense estarão estampados em toda a ilha do Bairro do Recife. E para ratificar o compromisso da Prefeitura com a inclusão na folia num Carnaval democrático e que é feito para todos, também há personagens que representam pessoas com deficiência na decoração.