Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 05.03.20 - 12h52

Prefeito entrega área de lazer infantil transformada pelo Programa Parceria

img_alt

Moradores e Prefeitura executaram obra de requalificação que transformou área degradada em local de lazer e também protejeu uma encosta na rua Tristão da Cunha (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um local que antes era usado para colocar lixo e oferecia riscos aos moradores ganhou vida através de uma transformação realizada pelo programa Parceria. O prefeito Geraldo Julio entregou, na manhã desta quinta-feira (5), a área, que fica na UR-5, Cohab. A intervenção, realizada em conjunto pela Secretaria Executiva de Defesa Civil e pela população, consistiu em construir um muro de contenção e requalificar a área de lazer na esquina das ruas Tristão da Cunha e Visconde de Santo Amaro, com um investimento de R$ 10,9 mil.

Aproximadamente 15 famílias foram beneficiadas diretamente, já que a área de lazer fica na porta de suas casas. A obra do local, que já foi batizado pelos moradores como Praça das Crianças e possui área total de 82,5 metros quadroados, teve início em dezembro de 2018. A pedido dos moradores, algumas pequenas intervenções complementares serão realizadas no local para proporcionar mais qualidade.

“Aqui era um ponto crítico de lixo e ainda tinha uma barreira que ameaçava deslizar no meio da Rua Tristão da Cunha. E agora, através do programa Parceria, Prefeitura e população realizaram a obra do muro de contenção que está protegendo a rua e transformaram o ponto de lixo em uma pracinha. Um espaço criado pela comunidade e que com certeza será bem conservado por eles”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

Quem comemorou a nova área da comunidade foi Sineide Bessoni, moradora do local. Para ela, que também participou da mão de obra, o local agora virou um dos pontos mais concorridos do bairro. “Aqui agora se tornou um local de encontro de famílias. Os pais trazem seus filhos e podem passar um bom tempo na praça, pertinho de casa. Tem também gente vindo de outras comunidades para curtir a área de lazer, porque é necessário esses espaços para gastar a energia desses meninos”, brincou.

Atualmente estão abertas 357 obras do Parceira em todas as regiões da cidade. A previsão é concluir, até o final do ano, cerca de 500 intervenções. Na última terça-feira (3), a Prefeitura do Recife deu início a mais 25 obras somente na Zona Norte da cidade. O programa consiste em a Prefeitura fornecer o material e realizar o acompanhamento técnico, enquanto os moradores entram com a mão de obra. São obras como muros de contenção, escadarias, drenagem, acessos, calçadas, fossas e outros serviços que garantem a segurança de milhares de famílias.

“Estamos desenvolvendo essas obras do Parceria, em conjunto com a população, para levar mais segurança para a população. São obras definitivas, de pequeno e médio porte, mas que com a ajuda do povo são executadas de forma rápida e segura. Atualmente temos mais de 350 obras deste tipo abertas e nossa meta é fechar o ano com 500 intervençes”, explicou o secretário executivo de Defesa Civil, Coronel Cássio Sinomar.

OPERAÇÃO INVERNO - A Operação Inverno deste ano foi intensificada de forma antecipada, com o reforço na colocação de lonas e vistorias desde janeiro, fato que só ocorria a partir de abril. Mais de 6.100 profissionais, de 11 secretarias e órgãos, estão envolvidos na Operação Inverno 2020, que possui investimento previsto para R$ 99 milhões, em recursos para diversas ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, implantação de geomanta, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras. Estão previstas ainda 50 mil vistorias e a colocação de 3,3 milhões de m2 de lona em 16 mil pontos até o final da Operação.