Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 05.03.21 - 12h05

Recife abre vacinação contra covid-19 para idosos de 73 e 74 anos

img_alt

Prefeito João Campos anunciou que o agendamento estará disponível nesta sexta (5) a partir das 18h, e a imunização dessa nova faixa etária já começa no sábado (6). (Foto: Iggor Gomes/PCR)

 

A Prefeitura do Recife avança em mais uma etapa do Plano Recife Vacina e amplia a faixa etária de idosos que podem receber a proteção contra a covid-19. A partir das 18h desta sexta-feira (5), pessoas com 73 e 74 anos podem agendar através do Conecta Recife o dia, hora e local para tomar a vacina. A imunização dessa nova faixa etária já começa neste sábado (6).

“Hoje (5), a partir das 18h, os idosos com 73 e 74 anos de idade poderão fazer o agendamento e, a partir de amanhã (6) pela manhã, já poderão ser vacinados. Você que conhece alguém que tenha 73 ou 74 anos, ajude esta pessoa a fazer o agendamento e poder ir a um centro de vacinação ou drive-thru”, explicou o prefeito. “O Brasil passa hoje pelo momento mais difícil desde o início da pandemia. Pernambuco tem 95% dos leitos de UTI ocupados. E isso não é um número. É uma realidade dura que precisa ser compreendida e o trabalho não pode parar. Nós estamos abrindo novos leitos, mas a forma efetiva de vencer a pandemia é com a vacinação”, acrescentou.

O agendamento deve ser realizado através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. No ato da marcação, é preciso anexar comprovante de residência e o documento da identificação oficial. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação. Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza ao todo 16 pontos para a vacinação. Os drive-thrus ficam no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; e Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife.

Além dos pontos onde a pessoa não precisa descer do veículo, a Secretaria de Saúde do Recife oferece salas de vacina em outros pontos: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo. Os outros centros continuam funcionando na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

OUTROS PÚBLICOS – Além dos idosos a partir de 73 anos, o Recife continua vacinando os trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 55 anos; trabalhadores da Atenção Básica do município e os que atuam nas redes pública e privada, em policlínicas, maternidades, UTIs, centros de quimioterapia e de Terapia Renal Substitutiva. Além deles, os trabalhadores da saúde dos setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem; cardiologia, vascular e neurologia. Os que atuam nas Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e no setor de Saúde do Trabalhador também foram incluídos na lista de grupos prioritários.