NOTÍCIAS

| 05.04.11 - 09h51

Prefeito reúne-se com ministro da Saúde em Brasília

Por Mauro Rossiter

Encerrando uma série de compromissos na capital federal, o prefeito João da Costa reuniu-se, nesta terça-feira (05), com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir, entre outras coisas, a possibilidade de ampliação da rede de atenção básica, que já chega a 60% dos moradores da capital pernambucana. O gestor também participou da 59ª reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que elegeu a nova direção da entidade.

 “Nós nos reunimos para tratar de alguns assuntos para a cidade do Recife, como a conclusão do processo de modernização do SAMU, com mais oito ambulâncias para a cidade, e reivindicamos também algumas motolâncias. Falamos também sobre o serviço de atendimento domiciliar (SAD), que é um programa que nós estamos criando no Recife, com várias equipes já em funcionamento, e onde hoje atendemos cerca de 300 doentes crônicos”, relatou João da Costa sobre o encontro com Alexandre Padilha.

O prefeito também conversou com o ministro sobre a Academia da Cidade, programa bem sucedido implantado no Recife em 2002. “ O ministério da saúde, em breve, deve lançar um programa nacional, chamado Academia da Saúde, baseado em nosso programa. Inclusive há a possibilidade da presidenta Dilma lançá-lo no Recife”, afirmou.

Frente Nacional de Prefeitos - Mais de 50 prefeitos de todo Brasil compareceram ao encontro, realizado nesta terça-feira (05) , em que o prefeito de Vitória (ES), João Coser, foi reeleito como presidente da entidade. João da Costa passou a integrar a coordenação estadual da Frente junto com o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. O prefeito do Recife avaliou o resultado da reunião: “Nós participamos do processo de renovação da direção da Frente Nacional de Prefeitos de capitais do Brasil, entidade que articula as capitais de todo país, e discutimos algumas situações que precisam ser debatidas com o Governo Federal, no sentido de que as prefeituras, principalmente aquelas que são sedes da Copa do Mundo de 2014, tenham condições efetivas de realizar projetos importantes”, disse.

A nova diretoria, que comandará a Frente no biênio 2011/2012, é composta pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ocupando a primeira vice-presidência, e pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ocupando a segunda vice-presidência. O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti foi conduzido à vice-presidência do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia.