NOTÍCIAS

Cultura | 05.04.13 - 20h15

Conselho Municipal de Meio Ambiente debate ações para 2013

[caption id="attachment_33055" align="alignleft" width="680"] A secretária Cida Pedrosa, ressaltou a intenção da PCR em estreitar, cada vez mais, os laços com a sociedade civil. (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

Com a presença da maioria de seus integrantes, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM) discutiu ontem (04) as principais ações a serem realizadas em 2013 pela Prefeitura do Recife, além da organização da II Conferência Municipal de Meio Ambiente. O encontro, que ocorreu na sede da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), reuniu representantes de entidades ambientalistas, instituições de ensino superior, movimento popular, setor empresarial e de órgãos dos governos Municipal, Estadual, Federal.

Ao abrir a reunião, a presidente do conselho e secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, ressaltou a intenção da PCR em estreitar, cada vez mais, os laços com a sociedade civil. “Vamos trabalhar para fortalecer a relação junto ao COMAM. Queremos, de verdade, construir a política de meio ambiente do Recife de forma transparente e conjunta com a sociedade. É neste sentido que estamos aqui apresentando as principais ações a serem realizadas pelo Município este ano”, afirmou.

Entre as atividades enumeradas, estão a reforma do Jardim Botânico – já em andamento -, a meta de plantar 100 mil árvores em quatro anos e a implantação de Núcleos de Educação Ambiental na cidade. Na ocasião, também foi aprovada a minuta de um edital para a sociedade civil apresentar projetos relacionados ao setor. Agora, o documento segue para apreciação da Secretaria de Assuntos Jurídicos. Ao todo, serão destinados R$ 360 mil para essa seleção pública, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

O conselheiro Yuri Barros, representante da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educação (FASE), destacou a relevância de os membros do COMAM terem participado da construção da minuta desse documento. “Foi muito importante o edital ter passado pelo conselho antes de sua publicação. Nós tivemos a oportunidade de contribuir no processo. Em outros momentos, não houve essa apresentação prévia”, declarou Barros.

No final da reunião, os membros do conselho ainda definiram uma comissão organizadora para planejar a II Conferência Municipal de Meio Ambiente, que deve acontecer até o final de julho. Criado pela Lei Municipal n° 15.707/92, o COMAM é um órgão de participação direta dos recifenses nas políticas de preservação do Meio Ambiente e de desenvolvimento sustentável da cidade.