Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 05.04.16 - 13h24

Prefeito vistoria obra de Upinha na Vila Santa Luzia

img_alt

O prefeito esteve na manhã desta terça (5) no bairro da Torre, onde a nova unidade básica de saúde está sendo construída para atender 10 mil moradores da região (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Recife vem recebendo um novo padrão de qualidade nos equipamentos públicos. Na saúde, a cidade passa a contar com estruturas mais qualificadas para o atendimento adequado e humanizado da população. A Upinha da Vila Santa Luzia, no bairro da Torre, que está em obras, é um desses equipamentos que vai fazer diferença na atenção básica da região. O prefeito Geraldo Julio esteve no local, na manhã desta terça-feira (5), para conferir de perto o andamento da unidade que deverá ser entregue no início do segundo semestre, e que pretende atender cerca de 10 mil pessoas da região.

"Esta é uma obra que vai ser entregue daqui há poucos meses. Essa era uma demanda antiga da população da região, que vai poder contar com uma estrutura de qualidade, com 3 equipes de saúde da família, com atendimento médico e odontológico", declarou o prefeito Geraldo Julio. Nessa gestão, oito Upinhas já foram entregues à população e cinco estão em construção.

A nova Upinha de Santa Luzia contou com um investimento de R$ 1.120.000,00, e terá uma área de mais de 400 m², com estacionamento, 5 consultórios médicos, 1 consultório ginecológico, além de um consultório odontológico, que vai contar com 3 equipes de saúde bucal. O ambiente é totalmente climatizado.

Durante a gestão, 8 Upinhas já foram entregues, totalizando um investimento de mais de R$ 10 milhões. São elas: Dr. Moacyr André Gomes, em Casa Amarela; Professor Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo; Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro. A primeira Upinha a ser entregue foi a Upinha Dia Bongi/Novo-Prado, em dezembro de 2013. A Upinha Dia do Córrego do Euclides/Alto José Bonifácio foi entregue em setembro de 2014, e a Upinha Dia Novo Jiquiá, no Jiquiá, em dezembro de 2014. Em julho deste ano de 2015 a PCR entregou a Upinha Dia da UR-04/UR5, na Cohab e a Dom Hélder, em Nova Descoberta.

Todas as unidades têm equipe multidisciplinar, e contam com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários e profissionais da saúde bucal, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI).