Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 05.04.16 - 10h13

Rolezinho e beisebol no Compaz mobilizam jovens e crianças no Alto Santa Terezinha

img_alt

Integração, novas experiências, Cultura, Música e Esportes tomaram conta do Centro Comunitário da Paz - Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, neste fim de semana. (Foto:Irandi Souza/PCR)

 

No sábado, o primeiro Rolezinho no Compaz, organizado por jovens da comunidade, atraiu centenas de adolescentes que acompanharam a programação durante toda a tarde. Batalha de MCs, disputa de break e muita música eletrônica dos DJs Charles e Rone foram algumas das atrações. O grupo Soul da Favela e o Batalha do Terminal, ambos da localidade, também marcaram presença.

“Eu fiquei sabendo por um grupo no Whatsapp e quis vir pra encontrar as pessoas. É bom porque é muito perto de casa”, contou Flávia Danielly, 16 anos, pela primeira vez em um rolezinho. Cerca de 320 pessoas, entre crianças e jovens, formaram o público que aplaudia impressionado as acrobacias dos dançarinos de break e de outras modalidades de dança de rua.

A ideia do evento surgiu de uma conversa entre amigos, estudantes de escolas do entorno do equipamento. “A gente estava sentado na escada do Compaz, conversando e imaginando que seria bom que tivesse um encontro, algo para as pessoas se conhecerem. E aí, pensamos: Por que não um rolezinho?”, explicou Maurício Joaquim, 17 anos, um dos organizadores.

Foi a primeira vez que o grupo, formado por seis meninos e meninas de 15 a 17 anos - organizou um evento do tipo e, para isso, contou com o suporte da equipe do Compaz. “Identificamos o interesse e os chamamos para conversar. Nosso papel foi abraçar a comunidade e abrir o espaço, para mostrar que o Compaz é deles, que eles podem estar junto com a gente na gestão do local”, afirmou o Coordenador de Programação do Compaz, Anderson Oliveira, mais conhecido como DJ Big, ele mesmo morador da região do Compaz.

A cultura hip hop não foi escolhida por acaso para ser o foco do primeiro Rolezinho. “Na saída da escola, víamos o pessoal dançando break na praça de eventos e pensamos em valorizar isso”, contou Maurício, que disse que a montagem do rolezinho fez o grupo entender e se aproximar de um ponto importante da cultura da comunidade. “Eu não sabia que o hip hop era tão forte aqui. O processo de organização me fez ver que é”, disse Maurício. O objetivo agora é promover outras edições do Rolezinho. “Queremos fazer outro melhor que esse. Vamos mostrar que rolezinho não é o que as pessoas pensam que é, fazendo esse rolezinho do bem”, completou.

BEISEBOL

Experimentar algo novo, geralmente, só visto pela televisão foi o que levou Gabriel de Souza, 11 anos, ao Compaz na manhã deste domingo (3). O time “Náutico Beisebol”, da Associação Esportiva Recife Beisebol (AERB) promoveu um jogo-demonstração com o objetivo de divulgar o Beisebol. A

Praça de Eventos foi dividida em três espaços para as crianças experimentarem a atividade: um campo simulado, e duas áreas para lançamento e rebatimento. “Eu estava andando de bicicleta, me admirei e vim participar”, contou Gabriel, que jogou como rebatedor. O projeto da AERB é patrocinado pela Major League de Baseball, dos Estados Unidos, e vai formar sua terceira frente de atuação do estado, no Alto Santa Terezinha. “Temos um projeto de desenvolvimento e multiplicação do esporte no Brasil. Queremos tornar o beisebol conhecido e o Compaz é um parceiro para isso”, disse o diretor executivo da AERB Angelo Iumatti. “O beisebol permite desenvolver espírito de coletividade. O jogo é bem individual, mas tudo que se faz nele tem impacto em toda a equipe e as crianças aprendem a se colocar em prol do time”, explicou. A partir da próxima quarta-feira (06), serão formadas duas turmas mistas, cada uma com 20 alunas e alunos, entre 8 e 16 anos, para ter aulas de beisebol no campo do Compaz.