Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 05.04.17 - 10h21

Semana Esportiva Recife estreia nesta quinta-feira (6)

Esgrima, luta olímpica, salto em altura e muito mais na primeira edição desta programação montada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer

 

Atletas e paratletas pernambucanos integram a Semana Esportiva Recife, que começa amanhã (6) e segue até o próximo domingo, enchendo a cidade com uma programação para toda a família. Realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, esta é a primeira edição do evento que promete integrar o calendário esportivo da cidade, trazendo para mais perto da população modalidades não tão habituais ou conhecidas de todos. Luta olímpica, basquete, esgrima, ginástica, tênis de mesa e salto em altura são algumas das atividades que serão divulgadas nos espaços públicos recifenses.

Nesta quinta (6), dia em que também é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física, a programação começa às 9h na Praça Euler Bents, no Ipsep, com o Patinando Cidadania, de hóquei sobre patins. O projeto é coordenado por Leônidas Agra, militante do hóquei desde 1975, que carrega no currículo dez anos de seleção brasileira, três Pan-Americanos, além da participação em Mundiais, a equipe vai fazer demonstrações e ainda dar oportunidade para que jovens e adultos conheçam de perto esse esporte.

Ainda na quinta-feira, a partir das 15h, as atividades serão no Centro Social Urbano Bidu Krause com basquete e luta olímpica.  Adriana Moisés Pinto, mais conhecida como Adrianinha, a ex-armadora da Seleção Brasileira de Basquete, comanda a turma que vai conhecer de perto o basquete no seu melhor nível de habilidade. Quem também vai mostrar todo seu potencial neste dia será Lucas Matheus, que recentemente foi selecionado para o Programa Ganhe o Mundo Esportivo, que garante um intercâmbio de três meses, realizado pelo Governo de Pernambuco. Atleta do Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, ele treina luta olímpica.

A Praça da Várzea recebe, no segundo dia de evento, sexta-feira (7), a ginástica e também o handebol, que será representado pelo time do Sport. A programação será a partir das 9h e também vai contar com uma exposição sobre hipismo.  Na tarde da sexta-feira, no Compaz do Alto Santa Terezinha, vai ter futebol americano com a equipe do Marines.

Com apenas 17 e 13 anos, Lucas e Gustavo Carvalho, respectivamente, já são referência no tênis de mesa, modalidade que será representada na tarde do sábado (8), no Parque Santana, a partir das 15h. Lucas está na categoria juvenil, compete no desporto olímpico e paralímpico e acaba de retornar dos Jogos Parapan-Americanos de jovens, disputados em São Paulo. De lá, trouxe a medalha de prata, no individual, e uma terceira colocação por equipe. Já Gustavo, que é da categoria mirim, foi o representante de Pernambuco no Latino Americano, que ocorreu no Peru. Atualmente, os dois são tricampeões pernambucanos em suas respectivas categorias.

Para fechar a programação em alto nível, o Salto em Altura será representado no último dia, domingo (9), a partir das 15h, no Segundo Jardim de Boa Viagem. Principal nome do Salto em Altura de Pernambuco, Jeohsah Beserra, de 18 anos, vai ter espaço neste que é um dos principais cartões-postais da cidade, a Orla de Boa Viagem. Natural de Pesqueira, o atleta foi representante do Brasil na Paralimpíada do Rio e conquistou medalha de prata no ParanPan-Americano de jovens.

Este cenário, em plena Orla de Boa Viagem, vai receber ainda a esgrima, com o professor do Colégio Militar de Pernambuco, Daniel Gonçalves. Para quem gosta de velocidade, haverá também uma exposição de fotos do Kart.

 

Confira a programação completa:

 

Quinta-feira (06/04)

Modalidade: Hóquei sobre Patins

Horário: 9h às 12h

Local: Praça Euler Bents (Praça da Sudene), na Rua Jean Émile Favre, Ipsep

 

Modalidades: Basquete e Luta Olímpica

Horário: 15h às 17h

Local: Centro Social Urbano Bidu Krause, na Rua Onze de Agosto, Totó

 

Sexta-feira (07/04)

Modalidades: Ginástica, Handebol e hipismo

Horário: 9h às 12h

Local: Praça da Várzea, Avenida Afonso Olindense

 

Modalidade: Futebol Americano

Horário: 15h às 17h

Local: Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha

 

Sábado (08/04)

Modalidade: Tênis de Mesa

Horário: 15h às 17h

Local: Parque Santana, Rua Jorge Gomes de Sá, Santana

 

Domingo (09/04)

Modalidades: Salto em Altura, Esgrima e Kart

Horário: 15h às 17h

Local: Segundo Jardim, Boa Viagem