Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 05.04.18 - 18h30

Prefeitura do Recife lança campanha de combate ao assédio contra as mulheres nos estádios de futebol

O "Pequeno manual prático de como não ser um babaca no campo de futebol" será lançado amanhã (5), nas redes sociais da PCR, e traz dicas de combate ao machismo no esporte.

 

Para a final do Campeonato Pernambucano, a Prefeitura do Recife preparou uma campanha virtual de combate ao assédio contra as mulheres nos estádios de futebol. O Pequeno manual prático de como não ser um babaca no campo de futebol traz diversas atitudes machistas que podem e devem ser evitadas pelos torcedores. O material, elaborado pela Secretaria da Mulher do Recife em parceria com o Gabinete de Imprensa, será lançado amanhã (5), nas redes sociais da PCR.
 
Com duas versões - cada uma com as cores dos times que concorrem na final do campeonato -, o manual traz uma linguagem bem-humorada, com jargões típicos do esporte e apela ao bom senso da torcida na tentativa de evitar que as mulheres continuem sendo assediadas e agredidas verbalmente, estejam elas nas arquibancadas, nas zonas mistas para fazer reportagem ou atuando no campo como juízas ou bandeirinhas.
 
A campanha faz parte de uma série de ações da Secretaria da Mulher do Recife que visa combater o assédio contra as mulheres nos mais diversos espaços da cidade. " Fizemos campanhas preventivas nas grandes festas populares e agora estamos lutando contra o machismo no futebol, um esporte que é marcado pela forte exaltação ao masculino. Precisamos romper essa cultura de que mulher não entende de futebol, que precisa se vestir desse ou daquele jeito para frequentar o campo", comentou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa. O manual tem como objetivo abrir a discussão sobre violência contra a mulher e promover  uma cidade mais igualitária para as recifenses.