NOTÍCIAS

Cultura | 05.05.11 - 16h42

Dircon vistoria imóveis em situação de risco na Rua da Glória

O objetivo da ação municipal no bairro da Boa Vista é evitar acidentes

Por Otávio Dias

A Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), iniciou, na tarde desta quinta-feira (05), as vistorias técnicas em imóveis de risco localizados na Rua da Glória, no bairro da Boa Vista, na região central da Cidade. A visita foi acompanhada pela diretora da Dircon, Maria de Biase, além da titular da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura (DPPC), Lorena Veloso, e suas respectivas equipes. Na via, foram vistoriados cerca de 30 imóveis já identificados como sendo de risco em virtude da falta de conservação por parte dos proprietários.

De acordo com Maria de Biase, as vistorias estão sendo repetidas em razão das últimas chuvas. “Após a vistoria de hoje, a equipe da DPPC recomendou a interdição e o isolamento, com tapumes, de mais três imóveis. Vamos confirmar os dados técnicos com a Codecir para providenciar o isolamento, o que pode ocorrer nesta sexta-feira (06)”, revelou.

Segundo De Biase, o objetivo da ação municipal no bairro da Boa Vista é evitar acidentes. “Os proprietários desses imóveis estão sendo notificados para que recuperem as edificações. Caso as reformas não aconteçam, poderemos partir para outras medidas administrativas, como desocupação, interdição permanente e até demolição. Nesse último caso, o serviço será cobrado ao proprietário”, frisou. A maioria dos imóveis da Boa Vista foi construído na primeira metade do século 20 e muitos deles estão em área de proteção.

No caso da Rua da Glória, trata-se de uma Zona Especial de Preservação Histórico-Cultural”, explicou a diretora da DPPC, Lorena Veloso. Outros imóveis do bairro estão localizados em áreas de preservação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

As vistorias prosseguem nesta sexta-feira, também no bairro da Boa Vista, a partir das 14h. Desta vez, os técnicos irão percorrer a Rua da Matriz.

ASSUNTOS: