NOTÍCIAS

| 05.05.11 - 19h14

Prefeitura do Recife intensifica vistorias em imóveis de risco

Técnicos percorrerão 42 imóveis já identificados como sendo de risco por falta de conservação

A partir desta quinta-feira (5), a Prefeitura do Recife intensifica o trabalho de vistoria em imóveis de risco na área central do Recife. O trabalho será coordenado pela Diretoria de Controle Urbano (Dircon), com a participação da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) e do Departamento de Preservação do Patrimônio Construído (DPPC). Os técnicos irão vistoriar 42 imóveis já identificados como sendo risco por conta de falta de conservação. A ação terá inicio às 14h30 e percorrerá imóveis das ruas Matriz e Glória.

De acordo com a diretora da Dircon, Maria De Biase, o objetivo da ação é prevenir acidentes. “Os proprietários destes imóveis estão sendo notificados para que recuperem as edificações, mas a maioria não está fazendo a sua parte e isso pode trazer perigo para as pessoas que alugam estes imóveis ou que circulam na área”, afirma. Segundo ela, a Prefeitura irá desocupar e interditar as edificações que estiverem oferecendo risco de desabamento.

O município irá solicitar também a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) nas vistorias, uma vez que vários imóveis estão localizados em área de preservação.

O Secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, afirma que os imóveis que não forem recuperados e estiverem oferecendo risco à população poderão ser demolidos pelo Município. “A Prefeitura vem fazendo a sua parte, realizando as vistorias e informando o que precisa ser feito. Contudo, é preciso que os proprietários assumam a sua responsabilidade e conservem seus imóveis para não colocar em risco a vida das pessoas”, disse.