NOTÍCIAS

| 05.05.11 - 15h36

Prefeitura do Recife promove seminário sobre Serviço de Assistência Domiciliar (SAD)

Evento foi voltado para profissionais da rede municipal e do Imip que atuam na iniciativa municipal

Características dos pacientes atendidos pelo Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) da Prefeitura do Recife estiveram em discussão na manhã e início da tarde desta sexta-feira (06) no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – Imip, nos Coelhos. Durante seminário exclusivo sobre o tema também foram debatidos relatos de casos atendidos pelas equipes ligadas à entidade médica que atuam na iniciativa implementada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Uma das experiências detalhadas foi a da dona de cada M.S. Aos 71 anos de idade e com deficiência congênita nas duas pernas, entre outros comprometimentos, há duas décadas ela possuía uma extensa e profunda ferida no pé esquerdo. O problema trazia conseqüências como dor, cansaço e inchaço no membro atingido. Atendida por uma equipe multidisciplinar desde março deste ano, a ulceração da idosa começou a cicatrizar e já diminuiu de diâmetro e profundidade.

Sobrinha e cuidadora de MS, Soraia Souza representou a tia no evento. “O trabalho do SAD entrou na nossa vida no tempo certo. O serviço realmente tomou conta da minha tia em todos os sentidos. Ela precisava mais do que curativos e a equipe cuida dela como se fosse da família, com carinho”, relatou emocionada.

Coordenadora do SAD, Renata Correia comentou a importância do seminário. “Realizamos o encontro com o intuito de promover a interação entre a Prefeitura do Recife, os prestadores e as equipes que compõem o serviço. Dentro desse perfil, outras deverão ser organizadas, sempre buscando os melhores resultados para o sucesso do SAD e a melhoria na qualidade de vida da população”, acrescentou.

Cerca de 60 pessoas participaram do encontro. Além de interessados e profissionais do Imip ligados ao SAD estiveram presentes usuários e parentes e servidores da rede municipal, a exemplo de agentes comunitárias de saúde, enfermeiros e gestores, como Rita Tenório, diretora do Distrito Sanitário V, onde a então novidade foi lançada, no ano passado. Também compareceram representantes da Santa Casa de Misericórdia, outro prestador do serviço junto à Prefeitura, e do Distrito Sanitário VI, o próximo a ser contemplado pela iniciativa.

Mais – O Serviço de Assistência Domiciliar foi implantado no Recife em março de 2010 e, em parceria com o Imip, contemplou inicialmente os Distritos Sanitários I (Zona Central) e V (Zona Sudoeste). Desde então, foi ampliado para os distritos II (Zona Norte), III (Zona Noroeste) e IV (Zona Oeste), e, em breve, chegará ao VI (Zona Sul). Voltado para a oferta de acompanhamento médico domiciliar a portadores de doenças crônicas ou em estágio terminal de câncer, o SAD conta ainda com o suporte do Hospital Infantil Maria Lucinda e a Santa Casa de Misericórdia / Hospital Santo Amaro.

A iniciativa é pioneira em Pernambuco e, atualmente, atende a 180 pacientes, mas a capacidade é de até 360 pessoas concomitantemente. Se estivesse internado, como ocorria antes do lançamento do SAD, esse público ocuparia a mesma quantidade de vagas de um hospital de médio porte. Contudo, a proposta do Serviço é exatamente promover a desospitalização, oferecendo o tratamento na casa do paciente, fortalecendo o vínculo familiar, diminuindo o risco de infecções e reduzindo os custos com internação.

Atualmente, o serviço conta com 12 equipes básicas, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas. Ainda completam o time três equipes multidisciplinares, que incluem ainda profissionais de assistência social, apoio administrativo, farmácia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional. Cada grupo atende a 30 pessoas por mês. A inclusão de novos usuários obedece a protocolos administrativos e assistenciais definidos, como ser morador do Recife, o paciente possuir incapacidade funcional provisória ou permanente e ter cuidador com capacidade de colocar em prática as orientações dos profissionais