NOTÍCIAS

Cultura | 05.05.11 - 16h30

Prefeitura do Recife retira famílias das áreas de morro e alagados

Por determinação do prefeito João da Costa, a PCR começou a encaminhar as pessoas às unidades de abrigamento

Dentro das estratégias definidas para garantir a segurança da população que mora nas áreas de morro e alagados, a Prefeitura do Recife deu início à retirada preventiva de famílias que vivem nesses locais. Por determinação do prefeito João da Costa, após reunião com o Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta, na noite desta quarta-feira (04), uma força tarefa do Município, envolvendo secretarias e órgãos municipais, começou a encaminhar essas famílias às unidades de abrigamento que estão distribuídas em alguns pontos da Cidade.

Por ocasião das recentes previsões meteorológicas, que alertavam para chuvas intensas nos próximos dias, a Prefeitura se antecipou para preservar vidas, evitando a ocorrência de vítimas da ação das chuvas, seja por deslizamentos ou alagamentos. Já na noite da quarta-feira (04), 510 famílias das seis RPAs da Cidade foram retiradas de áreas de morro. Durante esta quinta-feira (05), mais famílias que moram em áreas ribeirinhas do Recife também foram alvo desta ação.

Sob a orientação da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), técnicos das secretarias de Controle e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Saúde, e também a Guarda Municipal e a Brigada Ambiental, estão mobilizados na sensibilização e retirada das famílias. “Este é um momento em que precisamos fortalecer essa rede de colaboração, com a participação de vários parceiros, que estão nos ajudando a retirar essas famílias de locais que, possivelmente, podem ser atingidos pela ação das chuvas. A nossa missão é salvá-las de situações mais graves e colocá-las em locais seguros”, declarou a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira.

Seis unidades de abrigamento estão preparadas para absorver esta demanda. Na manhã desta quinta-feira (05), 40 famílias da comunidade de Beira Mangue, na Torre, foram encaminhadas para a Escola Estadual Maciel Pinheiro. Oito salas de aula climatizadas foram disponibilizadas para acolher estas pessoas. Elas receberão três refeições diárias, além de colchões e produtos de higiene pessoal. “Fomos convocados para ajudar nessa missão junto à Prefeitura do Recife. Todo nosso apoio será dado, pois o importante agora é atender a estas pessoas, colocando à disposição nosso espaço e acolhendo-as”, disse a diretora da unidade, Maria de Souza Pereira.

O abrigo localizado na Rua Madri, na Imbiribeira, montado exclusivamente para receber os desalojados das chuvas, também está recebendo as famílias removidas das áreas de morros e alagados. Depois de ser encaminhada pela equipe municipal à unidade, a família de Cecília da Silva pôde se sentir mais tranquila. Junto com o marido e os sete filhos, a dona de casa precisou deixar a residência na Vila Arraes, na Várzea. “Estávamos tendo problemas em casa, por conta da chuva, quando, de repente, passou uma Kombi da Prefeitura e nos trouxe para cá. Apesar de tudo, agora a sensação é de tranquilidade e segurança”, relatou.

A casa para desalojados tem capacidade para receber até 80 pessoas e é formada por 12 quartos, dois sanitários, um banheiro coletivo com acessibilidade, um banheiro social, uma quadra poliesportiva, uma sala de secretaria, um espaço de estar, onde são realizadas as refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar, e leite para os bebês) e acesso à TV. No local, as famílias são assistidas por duas gerentes de Equipamento do Iasc, que coordenam o prédio, e oito educadores sociais do Iasc e são atendidas por psicólogos e assistentes sociais.

ASSUNTOS: