NOTÍCIAS

| 05.05.11 - 15h15

Prefeitura retira famílias de áreas de risco e reforça monitoramento das chuvas

Decisão foi tomada em reunião com o Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta do Município

Em virtude da previsão de chuvas intensas nas próximas horas, o Prefeito João da Costa reuniu-se, mais uma vez, na noite desta quarta-feira (04) com o Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta do Município. Durante o encontro, encerrado à meia-noite (dia 05), o prefeito orientou as equipes da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife que realizem a retirada preventiva de famílias localizadas em áreas de alto risco (morros) e também de áreas sujeitas a alagamentos. Além disso, determinou que fossem preparados outros pontos de abrigamento, além dos dois abrigos já prontos, para receber as famílias removidas.

A reunião aconteceu logo após o prefeito se encontrar, no Palácio do Campo das Princesas, com o governador Eduardo Campos para discutir medidas de enfrentamento aos efeitos negativos das chuvas que caem sobre o Recife e sobre parte do Estado. “O volume de chuvas no Recife já é um dos mais altos dos últimos 100 anos e a previsão é de que tenhamos mais chuvas, por isso é importante que o Município tome todas as providências para garantir a segurança da população”, afirma João da Costa. Segundo ele, todas as equipes irão continuar em alerta e prontas para atender aos chamados da população.

Assim que houve a determinação do prefeito, as equipes da Codecir, com o apoio de todos os órgãos que atuam na Operação Inverno, iniciaram a ação da retirada preventiva nas comunidades de risco. Até as 23h30 cerca de 500 famílias já haviam sido removidas de áreas de risco. Todas encaminhadas temporariamente para casa de parentes. As famílias removidas são das comunidades ribeirinhas do Lagoa Encantada; Costa Porto; Córrego da Bica e do Sargento; Tancredo Neves, Alto do Capitão e do Mandú; Águas Claras, Vasco da Gama, entre outros.

De acordo com o Secretario de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, as equipes irão continuar durante toda a noite monitorando as áreas ribeirinhas e atentas aos chamados das áreas de morro da cidade. “A Prefeitura está mobilizando mais de 1200 pessoas para atender à população e prevenir os riscos de acidentes em virtude das chuvas. O trabalho continua e a determinação do prefeito João da Costa é de que o acompanhamento seja permanente”, afirma.

Integram o Comitê de Monitoramento as secretarias de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Serviços Públicos, Assistência Social, Saúde; e as empresas Emlurb, CTTU, Codecir, além da Coordenadoria do Orçamento Participativo.

Depois de registrar o segundo abril mais chuvoso dos últimos 100 anos, o Recife inicia o mês de maio contabilizando, até as 9h desta quarta-feira (04), mais de 200 milímetros de chuva, o que representa 80,3% da precipitação esperada para o mês de maio inteiro, cuja média histórica é de 318,5mm. Cada milímetro de chuva equivale à precipitação de um litro de água por metro quadrado.

Operação Inverno - Por determinação do prefeito, o planejamento para o inverno foi antecipado para janeiro e uma série de medidas foi tomada para minimizar os problemas causados pelas chuvas. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) teve sua equipe ampliada de 150 para 200 homens, todos envolvidos em atividades como a limpeza de galerias e canais, operação tapa-buracos, iluminação pública e poda de árvores.

Na Operação Inverno 2011, este ano, a Prefeitura está investindo R$ 53 milhões. Cerca de mil pessoas - entre servidores municipais e parceiros externos (Codecipe, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e Condepe/Fidem) - estão mobilizadas para o reforço e desenvolvimento adequado das ações que já são realizadas periodicamente, durante todo o ano. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento.

ASSUNTOS: