NOTÍCIAS

| 05.05.11 - 19h35

Saúde discute assédio moral e suas consequências

Evento contou com a participação da especialista Laura Pedrosa

Por Larissa Correia

O que é ou não assédio moral no ambiente de trabalho e outras questões afins estiveram em discussão na manhã desta quinta-feira (05) durante seminário sobre o assunto promovido pela Secretaria de Saúde do Recife. O evento, realizado no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, reuniu centenas de servidores da Prefeitura do Recife.

A sensibilização foi coordenada pela psicóloga Laura Pedrosa, que tem mestrado sobre a temática. “O assédio moral é configurado quando causa dano ao trabalhador. Ele pode ocorrer tanto entre superior e subordinado, entre colegas ou ainda, mais raro, ser ascendente, do subordinado em relação à chefia. A expectativa criada pela repetição de um comportamento, ignorar quando a outra pessoa fala e mesmo acionar o profissional para desempenhar uma função acima ou abaixo da sua são exemplos”, apontou a consultora.

Segundo Laura, a vítima do assédio moral realmente adoece. “Ela não consegue verbalizar ou até olhar para o agressor. Por isso falamos em cicatriz psicológica. Orientamos quem passa por isso a escrever um diário com o que acontece a cada dia para ter noção cronológica dos eventos envolvendo seu caso. Outro passo é formalizar a queixa, não ter medo de falar, se não ela vira refém do assediador”, explicou.

Durante o evento, a especialista abordou ainda aspectos como histórico, efeitos e situações características do assédio moral nas relações laboriais, seus determinantes e legislação pertinente. Uma das participantes mais atentas ao que foi dito pela psicóloga era Rosália Ferraz. Coordenadora de enfermagem de uma policlínica municipal, ela destacou a necessidade de se inteirar do assunto. “No trabalho, temos que saber responder, diferenciar os assuntos e até mesmo como se comportar melhor. Incentivei a participação de várias colegas no seminário, para que todos soubessem como agir diante de determinadas situações que vivenciamos no cotidiano”, enfatizou.

Diretora de Gestão do Trabalho (DGGT) da Secretaria de Saúde do Recife, Cinthia Kalyne Alves ressaltou a importância da realização do evento. “Não podemos fechar os olhos à situação. É inadmissível pensar em construir ambientes saudáveis de trabalho, com visão crítica, e submeter os profissionais a algum tipo de violência. O seminário é uma forma de esclarecer a todos sobre a questão, contribuindo ainda para as melhorias das condições de trabalho oferecidas pela gestão”, completou.