Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 05.05.17 - 12h25

Orquestra Sinfônica do Recife encanta plateia no Teatro de Santa Isabel

Segundo concerto oficial da temporada contou com um numeroso e animado público. As apresentações gratuitas, que têm periodicidade mensal, são iniciativa da Prefeitura do Recife

 

Um Santa Isabel com lotação máxima conferiu, na noite de ontem (4), o segundo concerto oficial da temporada 2017 da Orquestra Sinfônica do Recife. Regida pelo maestro e diretor artístico Marlos Nobre, a orquestra encantou o grande público presente, que não poupou aplausos pelas execuções de obras dos músicos alemães Johannes Brahms e Felix Mendelssohn. Os concertos são uma realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura.

Já na fila, antes do início da apresentação, as expectativas eram as melhores possíveis. Hernando Neto, biólogo recifense, contou o que esperava da noite. “Estou muito ansioso. É a primeira vez que venho ao teatro e a um concerto, mas já sei que vai ser tudo lindo”, comemorou. Seu amigo Ailton Palarias, tradutor de línguas e natural de Mariporã, interior de São Paulo, a passeio no Recife, também estava na expectativa. “Fiz questão de vir, pois a música erudita faz bem à alma", disse.

A orquestra subiu ao palco, pontualmente às 20h, e foi recebida por uma calorosa salva de palmas. Após dar as boas vindas e agradecer a presença de todos, o maestro conduziu seus músicos aos primeiros movimentos da obra Abertura Trágica opus 81, de Brahms. As expressões do público indicavam que houve uma conexão imediata com toda a dramaticidade que esta composição carrega em si. A performance durou quase vinte minutos e foi seguida de uma rápida pausa.

No retorno do intervalo, a orquestra executou a segunda e última peça da noite, a Sinfonia Italiana, a nº 4 em La Maior opus 90, composição de Mendelssohn, enquanto a plateia dividia as atenções entre a execução dos músicos, técnica e movimentos, e a emoção da melodia, numa experiência sensorial única.

A estudante Ester Gomes saiu do concerto já planejando seu retorno. “Virei certamente outra vez e vou trazer toda minha família”, adianta. A próxima apresentação da orquestra, a terceira do calendário oficial de 2017, acontece no próximo dia 24 de maio.