Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Juventude | 05.05.17 - 14h58

Secretaria executiva de Juventude marca presença em Seminário sobre Trabalho Juvenil

O evento, que é iniciativa da ONG Plan International Brasil, aconteceu no Recife nesta quinta (4) e teve como objetivo firmar uma Aliança Estratégica para um trabalho digno para a juventude

 

A Prefeitura do Recife participou do Seminário sobre Trabalho Juvenil: Pela Construção de Soluções Compartilhadas, nesta quinta-feira (4). O evento, que tem como objetivo integrar empresas, poder público, organizações sociais e unidades educativas para a formação de uma Aliança Estratégica pelo Trabalho Decente e Empoderamento Econômico de Jovens na Região Metropolitana do Recife, aconteceu das 8h às 17h, no auditório do Senac Pernambuco, no Bairro de Santo Amaro. O evento foi promovido pela ONG Plan Internacional Brasil.

"Esse foi um momento de muita importância, onde tivemos oportunidade de fazer uma aliança entre setor público e privado em torno do trabalho decente, entendendo que essa agenda fortalece e empodera os jovens do Recife. Esse seminário discutiu várias questões sobre o acesso e permanência dos jovens no trabalho formal. O intuito é instalar o compromisso pelo empoderamento dos jovens da cidade do Recife com vários órgãos, instituições e poderes", declarou Camila Barros, secretária-executiva de Juventude que mencionou a necessidade de um espaço de articulação e interlocução entre as empresas, sociedade civil e o governo para a promoção do acesso do jovem ao mercado de trabalho em postos de trabalho decente, que podem contribuir para a redução das desigualdades sociais, principalmente entre os jovens em situação de vulnerabilidade social.

Com base em dados que apontam que a taxa média de desemprego é de 13,4%, e, entre os jovens, essa taxa atinge 25,7% (IBGE, 1º Tri 2017), conclui-se que se a conquista de um emprego é um desafio para um adulto, é ainda mais difícil para esta parcela da população. Considerando este panorama, a Aliança Estratégica pelo Trabalho Decente e Empoderamento Econômico de Jovens na Região Metropolitana do Recife foi firmada neste seminário pelos poderes públicos e ainda por instituições privadas e Organizações Não Governamentais, no intuito de promover melhorias no acesso ao emprego.

No evento, também foi elaborada uma carta com princípios que norteiam a atuação e políticas de setor público e privado, além de ONG's e conselhos que atuam no setor de juventude, tratando de uma concepção ampla de construção social, direito e política pública direcionados para a formação de cidadania e de autonomia dos e das jovens trabalhadores(as). O seminário também promoveu uma palestra com a socióloga e pesquisadora sobre o tema da juventude Helena Abramo, que atuou na Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e contribuiu fortemente com a construção da Política Nacional de Juventude no país, além de contar com mais dois importantes painéis: um com foco na experiência das empresas na inclusão de jovens em seus quadros e o segundo sobre as políticas públicas de promoção do emprego juvenil em nível Federal, Estadual e Municipal.