NOTÍCIAS

Infraestrutura | 05.05.17 - 11h36

URB inicia obras de requalificação de passeios públicos

img_alt

As primeiras ruas contempladas são a Carlos Gomes e a Estrada do Forte do Arraial, no Cordeiro. Segundo lote de ruas será licitado no início de junho. (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), já iniciou as obras de requalificação de passeios públicos na cidade. O primeiro lote, com 12 ruas e 10,9 km de calçadas, contempla importantes vias, como a Carlos Gomes e a Estrada do Forte do Arraial, no Cordeiro, por onde as obras começaram. Também estão neste lote as Avenidas Oliveira Lima (Soledade), Mario Melo (Santo Amaro) e Barão de Souza Leão (Boa Viagem), além das ruas do Riachuelo (Boa Vista), dos Coelhos (Boa Vista), João Lira (Boa Vista), Arquiteto Luis Nunes (Imbiribeira), Augusto Calheiros (Afogados), Santos Araújo (Afogados) e Maria Irene (Jordão). O investimento, nesta primeira etapa, é de R$ 8.898.191,17 milhões.

Para facilitar a execução das obras e criar uma rota caminhável, os próximos lotes licitados terão blocos de vias mais próximas. O lote 2, por exemplo, contemplará as avenidas Conselheiro Rosa e Silva e Rui Barbosa, além da Rua Amélia (todas entre os bairros da Jaqueira e Graças) e também um bloco de ruas no centro da cidade, com a requalificação da Avenida Visconde de Suassuna e das Ruas do Príncipe e João de Barros, todas na Boa Vista. A licitação para essas obras deve ocorrer no início de junho.

Além da recuperação do piso, serão realizadas soluções com rampas de acessibilidade, percursos legíveis, preservação dos passeios históricos, paisagismo, entre outras melhorias. O objetivo é garantir o conforto, a segurança do pedestre ao caminhar e a conectividade com a rede de transporte público. A pavimentação dos passeios será feita em concreto moldado in loco e bloco intertravado, respeitando as características de cada rua.

Ao todo, serão 114 ruas e 12 largos divididos em áreas estratégicas da cidade e contemplando todas as Regiões Político Administrativas (RPAs). Estão previstos mais de R$ 105 milhões destinados para a requalificação dos 134 quilômetros de calçadas e 56,3 mil m² em largos. O recurso é do Governo Federal com contrapartida do município.