NOTÍCIAS

Cultura | 05.06.14 - 17h27

Prefeitura vai plantar 30 mil mudas de árvores no Recife

[caption id="attachment_46546" align="alignleft" width="680"] A autorização para o plantio marca o Dia Mundial do Meio Ambiente. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

Na tarde desta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura do Recife reforçou o compromisso e o olhar atento para as políticas de sustentabilidade na cidade. O prefeito Geraldo Julio autorizou o plantio de 30 mil mudas de árvores e enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Educação Ambiental. Além destas ações, o gestor comemorou o destaque municipal no prêmio Vasconcelos Sobrinho, concedido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), onde o Recife venceu na categoria de melhores práticas educativas.

A partir da iniciativa do plantio, orçado em R$ 15,5 milhões, as calçadas e os equipamentos públicos do Recife, como parques, praças e escolas públicas, vão receber um reforço na sua cobertura vegetal. A ação inclui uma série de serviços, como abertura de alegretes, colocação de grade protetora, obras civis para fazer o acabamento dos passeios em piso tátil e a manutenção da planta visando o seu adequado crescimento pelo período de um ano. Toda a ação prevê que sejam seguidos os padrões definidos no Manual de Arborização Urbana, lançado em outubro de 2013 pela gestão.

"Hoje iniciamos ações importantes e inéditas no âmbito municipal. Queremos transformar o ambiente urbano do Recife, e para melhor, com uma qualidade de vida melhor. Também estamos encaminhando o Projeto de Lei, que vai instituir a prática da educação ambiental, que já funciona nas nossas escolas, e que agora vira uma política de educação do município, através de uma política de estado", enfatizou o prefeito Geraldo Julio.

O gestor falou ainda da satisfação em receber a premiação de práticas ambientais da CPRH. "O prêmio Vasconcelos Sobrinho é o resultado de uma política continuada de sustentabilidade que temos na gestão. Este prêmio que recebemos foi referente ao ano de 2013, como o município que mais contribuiu para a melhoria do meio ambiente e este continua sendo o nosso objetivo. Ser cada vez mais sustentável, melhor para quem vive no Recife", declarou.

Já o projeto de Lei, que será encaminhado à Casa José Mariano, visa estabelecer, de forma transversal, diretrizes para abordar o assunto nas escolas e nas diversas iniciativas da prefeitura. A gestão e coordenação da política e dos programas propostos no projeto serão de responsabilidade do Comitê Gestor Municipal de Educação Ambiental (Comea), que é um órgão colegiado, formado pela administração municipal e por representante das entidades civis, através do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) e do Conselho Municipal de Educação (CME), que vai definir metas e acompanhar a implementação das políticas de educação ambiental na cidade.

Sobre o plantio das 30 mil árvores, a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, adiantou os bairros que receberão primeiramente as mudas. "Os bairros mais áridos, a exemplo do Ipsep, Imbiribeira, Boa Viagem, Ibura, Afogados, Mustardinha, Santo Amaro, Campo Grande, Bomba do Hemetério e Casa Amarela, serão os primeiros beneficiados com serviços porque possuem menos arborização. Esta é uma ação importante para ampliarmos a área verde da cidade e isso impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas. Trata-se de abrir uma quarta frente de trabalho na prefeitura, pois o plantio é realizado pela Emlurb, por meio de compensações ambientais, via PRAV, e agora através dessa iniciativa”, pontuou a secretária.

Ainda para garantir o sucesso do plantio, está prevista a realização de atividades educativas. A ideia é sensibilizar os moradores a cuidarem, junto com a prefeitura, das mudas plantadas. “É preciso também do engajamento das pessoas, para que entendam a importância de cuidar do meio ambiente. Para isso vamos ter ações para orientar, estimular e integrar as pessoas com a cidade nesse processo”, explicou o prefeito Geraldo Julio.

Projeto de Lei – Desde já, o Projeto de Lei determina o desenvolvimento de programas de formação e qualificação profissional para os educadores e agentes públicos acerca de questões socioambientais. Também prevê o estímulo à formação de uma consciência crítica no que diz respeito às intervenções do homem na natureza, à necessidade da proteção da biodiversidade, dos recursos naturais e do ecossistema, em especial da preservação das Unidades Protegidas do Recife (principais áreas verdes do município).

Semana do Meio Ambiente – Além da ordem de serviço e o PL, a programação comemorativa da Semana do Meio Ambiente segue com apresentação de teatro, mostra de Bonsai e várias atividades educativas, até domingo (8). Na quinta, às 15h, é a vez do espetáculo “A árvore de Jô” ser encenado no Teatro Santa Isabel para estudantes de escolas municipais das RPAs 1, 2 e 3. Na sexta (6), a peça estará no Teatro Apolo, com exibição para alunos das RPAs 4, 5 e 6. Ela conta a história de uma menina apaixonada pela natureza que troca de lugar com uma árvore e vive uma intensa aventura.

A Zona Norte da cidade ainda receberá uma programação especial na sexta. A partir das 8h, no Parque de Santana, serão realizadas atividades recreativas, como brincadeiras do Programa de Educação Ambiental, oficina de artesanato com materiais recicláveis e feira de trocas. Além disso, acontecerão ações de saúde e bem-estar, como ioga, orientação sobre saúde bucal, aplicação de flúor e bate-papos com profissionais de saúde a respeito de alimentação saudável. Para debater questões ambientais, haverá rodas de diálogo com os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e do Ibama.

Já quem for ao Jardim Botânico até domingo (8), poderá conferir uma mostra de Bonsais. Quarenta plantas de colecionadores estão sendo exibidas no espaço próximo ao viveiro e os visitantes poderão eleger a mais bonita. A mais votada receberá um prêmio da Secretaria de Meio Ambiente. O JBR funciona de terça a sexta, das 8h30 às 15h30, e nos finais de semana, das 9h às 15h30. Ele fica no quilômetro 7,5 da BR 232, no bairro do Curado. A entrada é gratuita e não é preciso agendar a visitação.