NOTÍCIAS

Cultura | 05.06.15 - 17h10

Exposição sobre Lélia Gonzalez e feminismo negro no Núcleo da Cultura Afro-Brasileira

img_alt

Documentário sobre a ativista política será exibido na abertura da mostra, na próxima segunda-feira, 8. (Foto: Januário Garcia/Divulgação)

 

O Núcleo da Cultura Afro-Brasileira recebe na próxima segunda-feira (8), a exposição “Lélia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história”, da Fundação Banco do Brasil. A abertura acontece às 9h, na Casa 34, Pátio de São Pedro, no centro do Recife. A iniciativa conta com a parceria da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Brasilcap e apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Personalidade importante na luta pela igualdade racial no Brasil, ativista, sobretudo do feminismo negro, historiadora, filósofa e escritora, Lélia Gonzalez nasceu em Minas Gerais, mas foi no Rio de Janeiro onde iniciou a vida política. Ao longo de sua trajetória participou da fundação do Movimento Negro Unificado (MNU), onde contribuiu para articulação de movimentos sociais e escreveu obras que, ainda hoje, são esclarecedoras para a compreensão de políticas públicas amplas e de reconhecimento dos povos negros no país.

Na exposição o público poderá conferir fotografias e registros relacionados à ativista, além de um documentário de mesmo nome. A mostra, apresentada pela primeira vez no Recife em março deste ano, no Instituto SOS Corpo, estará disponível até o dia 26 de junho no Núcleo da Cultura Afro-Brasileira. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada franca. 

Sobre o projeto – O Projeto Memória, da Fundação Banco do Brasil, acontece desde 1997 e tem o intuito homenagear e difundir a obra de personalidades que contribuíram para a transformação social e para a construção cultural nacional. Em edições anteriores foram homenageados nomes como os poetas Carlos Drummond de Andrade e Castro Alves, o sociólogo Paulo Freire, a feminista Nísia Floresta, dentre outros. Acesse projetomemoria.art.br e saiba mais.

 

SERVIÇO

Exposição “Lélia Gonzales: o feminismo negro no palco da história”

Quando: Abertura no dia 08 de junho, às 9h;

Local: Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, Casa 34, Pátio de São Pedro, bairro de São José, Recife.

Período de visitação: de 8 a 26 de junho de 2015.

Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h.

Informações: (81) 3355-3100 / 3101