Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 05.06.17 - 16h26

Educação Infantil no foco do desenvolvimento pedagógico

img_alt

Gestores receberam orientações sobre o programa Brinqueducar (Luciano Ferreira/PCR)

 

Na manhã de hoje (5), a Prefeitura do Recife apresentou a 80 gestores de creches e creches-escola o Programa Brinqueducar, que contempla jogos didáticos, brinquedos e livros infantis destinados a crianças de 0 a 5 anos. O encontro, que contou com a participação do secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, aconteceu na Escola de Formação dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena.

Na ocasião, os gestores tiveram contato com todos os kits que serão distribuídos de acordo com o perfil das turmas. No total, o programa atenderá 235 unidades de ensino da rede municipal e 17 mil crianças serão contempladas com o Brinqueducar, que faz parte do programa Escola do Futuro. O investimento total é de R$ 7,6 milhões, dos cofres municipais. Além do kit para escolas, o aluno também levará livros para casa. 

Para operacionalizar e manusear os recursos, os gestores receberam um manual sobre os brinquedos, jogos didáticos e livros infantis. Distribuídos em quatro eixos pedagógicos, os itens estimulam o raciocínio lógico, aspectos psicomotores, percepções visual e auditiva, além de coordenação motora. “O material leva a criança a estar apta para o desenvolvimento da aprendizagem”, enfatiza o secretário Alexandre Rebêlo.

Na Creche Municipal da Torre, as crianças já estão em contato com os recursos pedagógicos e um dos maiores sucessos é o parquinho, formado por casinha e gira-gira. “Outra predileção dos pequenos é o conjunto de animais de pelúcia que trazem filhotes na barriga e a bandinha musical”, revela a professora Vânia Brandão. Como as crianças também ganham kits individuais de livros para levar para casa, a diretora da unidade, Maria de Fátima Nascimento, revela que houve uma conversa com os pais, que se mostraram muito receptivos ao programa e seus recursos.

O objetivo da ampliação do acervo literário das crianças é contribuir para o processo de formação dos pequenos leitores, favorecendo a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e o desenvolvimento da oralidade. O estímulo à prática prazerosa da leitura, com a ajuda das famílias, vai contribuir para a efetivação da meta do Programa de Letramento do Recife (ProLer), que visa alfabetizar os alunos da rede municipal até os 6 anos de idade – dois anos a menos do que o preconizado pelo Ministério da Educação (MEC).