Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 05.06.18 - 17h53

Dia do Meio Ambiente é celebrado com aula no Barco Escola

img_alt

Foto: Luciano Ferreira/ PCR

 

Para celebrar a semana do Meio Ambiente, estudantes da rede municipal de ensino terão vivências ao longo da semana que envolvem passeios na Escola Ambiental Águas do Capibaribe e ações em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio  Ambiente. Na manhã desta terça, 5 de junho, data mundial em homenagem ao tema, estudantes da escola Municipal Octávio de Meira Lins (Nova Descoberta) estiveram presentes na aula realizada no barco escola e realizaram ações no Econúcleo Jaqueira.

No total, 260 estudantes vão participar das ações ao longo da semana e vão vivenciar projetos relacionados ao meio ambiente experienciados pelos estudantes nas Escolas e ampliar conhecimentos com incursão pedagógica no complexo da bacia do Pina e Santo Amaro a bordo da Escola Ambiental Águas do Capibaribe (Barco Escola) e nos Econúcleos (Jaqueira e Jardim Botânico).

Embarcados, os estudantes poderão vivenciar os três eixos da educação ambiental: observar, refletir e agir. No percurso, os estudantes têm como foco a conscientização acerca da necessidade de preservar o meio ambiente e recebem informações sobre os manguezais, a região portuária do Recife e a Bacia do Pina – que é formada por cinco rios: Capibaribe, Jiquiá, Jordão, Pina e Tejipió. 

Barco-Escola A cidade é pioneira na fundação da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, um barco-escola que há 15 anos inovou ao ser a primeira unidade de ensino flutuante da capital pernambucana. Com foco em ecopedagogia, diariamente são realizados passeios-aula com até 50 pessoas nos turnos da manhã e tarde, com um número de 140 mil atendimentos realizados no período. Os passeios-aulas são ministrados por uma equipe de seis professores em um percurso pelas águas do Capibaribe, para estudantes a partir do quinto ano do ensino fundamental.